O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA REDE SOCIAL X (TWITTER)

Possibilidades para o ensino de língua materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n14.2024.24

Palavras-chave:

Comentário online. Ensino. Gêneros digitais. X(Twitter ).

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo compreender o funcionamento social do gênero comentário online sobre notícias na rede social X(Twitter), bem como propor estratégias de leitura e escrita voltadas para o ensino desse gênero na Educação Básica visando o desenvolvimento de habilidades para a formação de um leitor e escritor crítico e ético. Considerando que o comentário online é um espaço que permite a sociedade a liberdade para opinar e se auto-expressar nos questionamos: Qual o funcionamento social do comentário online sobre notícias na rede social X(Twitter) e como pode ser usado como objeto na Educação Básica de modo a contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura, argumentação crítica e civilidade no espaço digital? A partir do objetivo geral discutiremos os seguintes objetivos específicos: 1) investigar relações dialógicas presentes na construção de sentido do comentário online; 2) Conhecer os aspectos temáticos, estilísticos e composicionais de comentários sobre notícias retiradas da rede social X (Twitter); 3) Elaborar uma proposta de ensino para o gênero comentário online. Como fundamentação teórica faremos uso de Bakhtin (2011;2016), Volóchinov (2018),Cunha (2011;2013), Dudeney (2016), Rojo e Moura (2012;2019), Lopes-Rossi (2006;2011), dentre outros. Diante dos resultados obtidos consideramos de suma importância trabalhar e propor reflexões sobre práticas educativas de leitura e escrita na Educação Básica do gênero comentário online, objetivando formar não apenas o pensamento crítico do aluno, mas também, a sua responsabilidade ética e cidadania digital em ambientes virtuais. Destacamos ainda, a sugestão da proposta de sequência didática que tem como eixo condutor: o gênero comentário online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erinara Meneses Carvalho, Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo

Graduada no Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Centro de Ciências de São Bernardo - MA. Integrante do grupo de Estudo e Pesquisa Sobre Formação e Prática Docente de Línguas, Práticas de Linguagem e Memórias do Ensino de espanhol no Maranhão (GEPFMEM) e pesquisadora voluntária/bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Eliane Pereira Santos, Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo


Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (2005), mestrado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal do Piauí (2013) e doutorado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2018).  Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA-Campus São Bernardo). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino; Gêneros discursivos impressos e digitais; Textos multimodais, Análise do Discurso com foco na teoria dialógica.

Maria Francisca da Silva, Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo

Doutorado e mestrado em Letras Neolatinas Espanhol (UFRJ); Graduada em Letras Língua Espanhola (UFRR); Professora Adjunta do Curso de Linguagens e Códigos Língua Portuguesa Centro de Ciências de São Bernardo –MA.

Referências

ANDRÉ, M.E.D.A. Etnografia da prática escolar. – 18.ed. – Campinas: Papirus, 2012.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas de edição russas: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. 164p.

BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação / Charles Bazerman; Angela Paiva Dionisio (Organizadora), Judith Chambliss Hoffnagel (Organizadora); Judith Chambliss Hoffnagel (Tradução) – 2.ed. – Recife: Pipa Comunicação, Campina Grande: EDUFCG, 2020.

BARTON, D; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. Traduzido por Milton Camargo Mota. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. 270 p.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CEREJA, William. Significação e tema. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos chave/ Beth Brait, (org). 2.ed. – São Paulo: Contexto, 2005.

CUNHA, D. de A. Violência verbal nos comentários de leitores publicados em sites de notícia. Calidoscópio, [S.l.], v.11, n.3, p.241-249, 2013

CUNHA, D.A.C. Formas de presença do outro na circulação dos discursos. Bakhtiniana, São Paulo, v.1, n.5, p.116-132, 1° semestre 2011

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 352 p.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo; Mercado das Letras, 2004.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. - São Paulo: Ática, 2011.

FILHO, F.; AUTOR. O tema da enunciação e o tema do gênero no comentário online. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 78-90, abr./jun., 2013.

GOMES, Luiz Fernando. Hipertexto no cotidiano escolar. -1. ed. - São Paulo: Cortez, 2011.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo. Editora 34. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1993.

LOPES-ROSSI. Maria Aparecida Garcia. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos.In.KARWOSKI, A.M; GAYDECZKA, B; BRITO, K.S. (org). Gêneros textuais: reflexões e ensino. -4.ed. - São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

LOPES-ROSSI, M. A. G. Procedimentos para estudo de gêneros discursivos da escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, ISSN 1806-275X, 2006.

LOPES, Elma dos Santos. Domínio de textos multimodais na era tecnológica para a formação de sujeitos críticos. Língu@ Nostr@, Vitória da Conquista, v. 8, n. 1, p. 181-197, jan-julho. 2020.

SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. – 3. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

MELO, Caroline Costa de. A heterodiscursividade na construção do gênero comentário online/ Caroline Costa de Melo. - 2018. 30 f.

MINICURSO, Múltiplas linguagens para o ensino médio – aula 2. [S. l. : s. n.], 2020. 1 vídeo (17 minutos e 23 segundos), publicado pelo canal Parábola Editorial. Disponível em https://youtu.be/VARNlGYew6s acesso em: 19 de dezembro de 2023.

MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L.A. & XAVIER, A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de sentido. –2. ed. – Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas/Marie-Anne Paveau. (Orgs) Julia Lourenço Costa e Roberto Leiser Baronas. 1. ed. -- Campinas, SP : Pontes Editores, 2021.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

ROJO, Roxane Helena R.; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, Roxane Helena R. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos/Roxane Rojo, Jaqueline Barbosa. -1. ed. - São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

RESENDE, Daniele Conde Peres. Produção Técnica Educacional Sequência Didática de Gêneros "Netiquette On Facebook": O gênero Textual– Comentário Argumentativo do Facebook"/Daniele Conde Peres Resende; orientador Rodrigo de Souza Poletto; co-orientador Eliane Merlin Deganutti de Barros – Cornélio Procópio, 2019. 110 p.

AUTOR. Gênero comentário online:um enfoque axiológico-dialógico do estilo. 2018. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) –Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

AUTOR. Estilo e marcas linguísticas: duas faces de um mesmo enunciado. Matraga. Rio de Janeiro, v.26, n.47, p.360-376, mai. /ag. 2019

SILVA, Elayne Cristina da. O GÊNERO MEME NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: possibilidades para o ensino de leitura e produção textual na Educação Básica / Elayne Cristina da Silva. - 2022. 90 f

VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo – São Paulo: Editora 34, 2018 (2° Edição). 376 p.

XAVIER, A. C. S. Letramento digital e ensino. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (org.). Alfabetização e letramento: conceito e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007., p. 133- 148.

XAVIER, Antonio Carlos. A (in) sustentável leveza do internetês. Como lidar com essa realidade virtual na escola? In: ELIAS, Vanda Maria (Orgs). Ensino da língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011.

Downloads

Publicado

2024-11-17

Como Citar

CARVALHO, Erinara Meneses; SANTOS, Eliane Pereira; SILVA, Maria Francisca da.
O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA REDE SOCIAL X (TWITTER): Possibilidades para o ensino de língua materna
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 7, n. 14, p. 148–186, 17 Nov 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/23046. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)