A LEITURA E ESCRITA DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS DE GURUPÁ – PARÁ:

Uma apreciação sobre a ótica dos coordenadores pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.18

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Alfabetização, Coordenação, Quilombolas

Resumo

Este estudo compreende a funcionalidade da coordenação pedagógica como alicerce indispensável para a aquisição e aperfeiçoamento da alfabetização, tendo como pressuposto a atuação do trabalho em equipe, planejamentos, articulações, acompanhamentos e orientações no desempenho interpessoal dos atores envolvidos. O presente artigo é parte do trabalho dissertativo do autor tendo como objetivo geral investigar a relação coordenação pedagógica e os processos de leitura e escrita do segundo ciclo do ensino fundamental nas escolas quilombolas rurais do município de Gurupá – Pará. A metodologia consiste em uma pesquisa de campo, na qual o instrumento de dados foi extraído através de uma entrevista entre os participantes. Dessa forma, constatou-se na análise as notórias lacunas nas principais atribuições pedagógicas da coordenação, como: ausência de capacitação profissional, incompreensão dos seus respectivos encargos e escassez de propostas com viés coletivo, na qual essas ausências impossibilitam um processo educacional significativo como fator impreterível no exercício de uma alfabetização considerável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio José Brito dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Professor e Pesquisador das Ciências Humanas.

Referências

BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Tradução Marcos A. G. 2001.

COLELLO, S. M. G. A escola que (não) ensina a escrever. São Paulo: Summus. 2012.

GUISSO, Luciane. Desafios no processo de escolarização: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 174 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Psicologia) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, 2017

MACIEL, Francisca Izabel Pereira; LÚCIO, Iara Silva. Os conceitos de alfabetização e letramento e os desafios da articulação entre teoria e prática. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2008. p: 13 – 33.

PORTES, Écio Antônio. Algumas dimensões culturais da trajetória de estudantes pobres no ensino superior público: o caso da UFMG. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 87, n. 216, p. 220-235, maio/ago. 2006.

SILVA, Deborah Breda da; MARTINS, Silvana Neumann; DIESEL, Aline; CASTOLDI, Natanael Pedro. A formação de professores para a gestão escolar: diversos olhares. Revista Signos, Lajeado/RS, n. 1, p. 129-142, 2017.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

TOMASELLO M, LOPES-HERRERA, S. A; MAYER M. Intervenção Fonoaudiológica nas Alterações da Compreensão-Linguagem Receptiva In: GUARNIERI, C; LOPESHERRERA, S. A (Org.). Dicas e estratégias para intervenção fonoaudiológica em Linguagem Infantil. São Paulo: Book Toy, 2016.

XAVIER , A. C. S.; CUNHA , N. B.. Escrita alfabética: métodos de ensino e instrumentos de avaliação. Revista Brasileira de Alfabetização. Vitória, v. 1, n. 6, p. 147-160, jul/dez. 2017.

Downloads

Publicado

2024-10-30

Como Citar

Santos, F. J. B. dos . (2024). A LEITURA E ESCRITA DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS DE GURUPÁ – PARÁ: : Uma apreciação sobre a ótica dos coordenadores pedagógicos. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 6(15). https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.18