A LEITURA E ESCRITA DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS DE GURUPÁ – PARÁ:
Uma apreciação sobre a ótica dos coordenadores pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.18Parole chiave:
Leitura, Escrita, Alfabetização, Coordenação, QuilombolasAbstract
Este estudo compreende a funcionalidade da coordenação pedagógica como alicerce indispensável para a aquisição e aperfeiçoamento da alfabetização, tendo como pressuposto a atuação do trabalho em equipe, planejamentos, articulações, acompanhamentos e orientações no desempenho interpessoal dos atores envolvidos. O presente artigo é parte do trabalho dissertativo do autor tendo como objetivo geral investigar a relação coordenação pedagógica e os processos de leitura e escrita do segundo ciclo do ensino fundamental nas escolas quilombolas rurais do município de Gurupá – Pará. A metodologia consiste em uma pesquisa de campo, na qual o instrumento de dados foi extraído através de uma entrevista entre os participantes. Dessa forma, constatou-se na análise as notórias lacunas nas principais atribuições pedagógicas da coordenação, como: ausência de capacitação profissional, incompreensão dos seus respectivos encargos e escassez de propostas com viés coletivo, na qual essas ausências impossibilitam um processo educacional significativo como fator impreterível no exercício de uma alfabetização considerável.
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