OS MANUAIS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL CABO-VERDIANA
Resumen
Este trabalho se insere no campo dos estudos sobre livros didáticos ou manuais escolares como materiais formativos e constitutivos do currículo escolar. Com foco na representação da diversidade étnico-racial e de gênero, o artigo proposto visa apresentar os resultados da análise realizada nos manuais escolares de língua portuguesa de Cabo Verde, no período de 1994 a 2019. A partir da análise de três coleções com 12 manuais do ensino básico abordaremos neste artigo as representações de: a) criança e infância, b) língua e linguagem e c) história e identidade cabo-verdiana que perpassam os manuais aliados ao contexto histórico e político do período analisado, bem como a política de elaboração destes materiais. A principal hipótese defendida no trabalho é a de que o processo de escolarização, mesmo após a independência do país, ainda coexiste com um projeto de desafricanização de Cabo Verde que se reverbera nos materiais produzidos no próprio país.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-11-18
Cómo citar
Gertrudes, J. M. do N., & Cosentino Rodrigues, T. (2021). OS MANUAIS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL CABO-VERDIANA. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Recuperado a partir de https://cajapio.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/17570
Número
Sección
Artigos
Licencia
Direitos autorais Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-BrasileirosEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.