OS MANUAIS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL CABO-VERDIANA

Autores

  • Jezabel Mitsa do Nascimento Gertrudes Universidade Federal de São Carlos
  • Tatiane Cosentino Rodrigues Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

Este trabalho se insere no campo dos estudos sobre livros didáticos ou manuais escolares como materiais formativos e constitutivos do currículo escolar. Com foco na representação da diversidade étnico-racial e de gênero, o artigo proposto visa apresentar os resultados da análise realizada nos manuais escolares de língua portuguesa de Cabo Verde, no período de 1994 a 2019. A partir da análise de três coleções com 12 manuais do ensino básico abordaremos neste artigo as representações de: a) criança e infância, b) língua e linguagem e c) história e identidade cabo-verdiana que perpassam os manuais aliados ao contexto histórico e político do período analisado, bem como a política de elaboração destes materiais. A principal hipótese defendida no trabalho é a de que o processo de escolarização, mesmo após a independência do país, ainda coexiste com um projeto de desafricanização de Cabo Verde que se reverbera nos materiais produzidos no próprio país.

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Biografia do Autor

Jezabel Mitsa do Nascimento Gertrudes, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Sociologia - PPGS/UFSCar - Universidade Federal de São Carlos.


Tatiane Cosentino Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. Vice coordenadora do PPGE/UFSCar e pesquisadora do NEAB/UFSCar.

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

Gertrudes, J. M. do N., & Cosentino Rodrigues, T. (2021). OS MANUAIS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL CABO-VERDIANA. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/17570

Edição

Seção

Artigos