RAZA, CULTURA E IDENTIDAD

Entre la heterogeneidad y la igualdad de oportunidades

Autores/as

  • Amelia Lemos Universidade Pedagogica

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.23

Palabras clave:

raza, lengua, cultura e identidad, igualdad de oportunidades

Resumen

El paisaje lingüístico y cultural, asociado al paisaje geográfico, hacen de Mozambique un país muy heterogéneo. Esta heterogeneidad, que podría constituir un valor añadido para la promoción de una mayor igualdad de opolos distintos grupos de la sociedad es una utopía.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOURDIEU, Pierre. L’identité et la représentation. Éléments pour une réflexion critique sur l’idée de région, dans Actes de la recherche en sciences sociales, vol. 35, pp. 63-72, novembre 1980.

CALVET, Louis-Jean. Identité et plurilinguisme, Trois espaces linguistiques face aux défis de la mondialisation, 1ÈRE TABLE RONDE IDENTITÉ ET MULTICULTURALISME, Paris, 20 - 21 mars 2001. Disponível em: https://docplayer.fr/4025996-1-ere-table-ronde-identite-et-multiculturalisme-identite-et-plurilinguisme-louis-jean-calvet-linguiste-universite-de-provence.html. Acesso em 15 de Março de 2023.

CASTIANO, José. O Currículo Local como espaço social de coexistência de discursos: Estudo de caso nos distritos de Bárué, de Sussundenga e da Cidade de Chimoio - Moçambique, (Revista E-Curriculum, v. 1, n. 1, dez. - http://www.pucsp.br/ecurriculum), Sao Paulo, jul. 2005-2006. Acesso em 20 de Março de 2023.

CENSO 2017, IV Recenseamento Geral da População e Habitação, Instituto Nacional de Estatística - Disponível em: http://www.ine.gov.mz/iv-rgph-2017/mocambique/apresentacao-resultados-do-censo-2017 . Acesso em 10 de Abril de 2023.

JUILLARD Caroline. Pluriguinguisme, Dans langage et société, HS1 (Hoors série), Pages 267 à 273, 2021.

LEMOS, Amélia. Attitudes et représentations : le cas de certains discours épilinguistiques à Maputo, in UDZIWI n° 20, ano V, Dezembro, pp. 38-51, CEPE, Maputo, 2014.

LEMOS, Amélia,. Enseignement bilingue au Mozambique: Entre Contraintes et Avantages, Editions des archives contemporaines, collection « Pluralité des langues et des identités et didactique (PLID), ISBN 9782813001955, France, 2016.

LEMOS, Amélia. Contexte plurilingue au Mozambique : quelle identité, quelle culture ?, French Studies in Southern Africa No. 41, pages 118-141, Afrique du Sud, 2011.

HEUGH, Kathleen. Da língua materna ao uso de uma língua internacional no processo de Ensino e Aprendizagem: As limitações do modelo de transição no sistema escolar em África, In Chimbutana, Feliciano and Straud, Christopher, Educação Bilingue em Moçambique, Refletindo criticamente sobre políticas e práticas, Maputo, Texto Editores, 53-62. 2011.

PORTAL DO GOVERNO. Discurso de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, Informação Anual do Chefe do Estado à Assembleia da República sobre a situação geral Da Nação, Maputo, 20 de Dezembro de 2022 - https://www.presidencia.gov.mz/. Acesso em 25 de Março de 2023.

PORTAL DO GOVERNO. Discurso de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, por ocasião do Dia dos Heróis Moçambicanos, Dia 3 de Fevereiro de 2023, Proferido na Cidade de Maputo, Portal do Governo, Maputo, 03 de Fevereiro de 2023 - https://www.presidencia.gov.mz/. Acesso em 25 de Março de 2023.

PORTAL DO GOVERNO. Discurso de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique por ocasião da Inauguração Da Rede De Energia Do Posto Administrativo De Impire, 1à de Fevereiro de 2023 - www.presidencia.gov.mz/. Acesso em 25 de Março de 2023.

SOUZA, Antonio Escandarel. & PAUTZ, Silvia.. A diversidade linguística no contexto escolar. Linguagens & Cidadania, 9(1). https://doi.org/10.5902/1516849228299, (2017), Acesso em 20 de Março de 2023.

Publicado

2024-10-30

Cómo citar

Lemos, A. (2024). RAZA, CULTURA E IDENTIDAD: Entre la heterogeneidad y la igualdad de oportunidades. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 6(15). https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.23