A beleza negra: ações de valorização da cultura afro-brasileira em uma escola pública municipal

Autori

  • Lucas Silva Pires Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.4

Parole chiave:

Diversidade Cultural, Beleza Negra, Afro-brasileira

Abstract

O objetivo deste artigo foi indicar a valorização da cultura afro-brasileira, a partir de ações didático-pedagógicas em uma escola pública municipal denominada Hélio Frota Lima. Trata-se de uma ação que foi realizada com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio com 20 professores e 300 estudantes para a confecção de objetos culturais das artes negras, a importância da dança na formação cultural brasileira. Para a operacionalização da pesquisa, houve uma mobilização do corpo docente e estudantes, na confecção de materiais que refletiram positivamente na importância da cultura como parte indissociável da formação cultural brasileira. Os resultados foram a amostra de danças e objetos de artes da cultura negra.  Por conseguinte, foi realizada a exposição desses objetos, bem como a apresentação em forma de danças. Os resultados indicaram que, o trabalho nessa perspectiva, contribui para o fortalecimento etnocultural conforme a legislação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

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Pubblicato

2025-05-03

Come citare

Pires, L. S. . (2025). A beleza negra: ações de valorização da cultura afro-brasileira em uma escola pública municipal. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 7(16), 60–69. https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.4