OS SABERES LOCAIS E O DIREITO COSTUMEIRO NO CURRÍCULO EM MOÇAMBIQUE

Uma fundamentação epistemológica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.6

Parole chiave:

Saberes locais, Direito costumeiro, Currículo escolar, Epistemologias outras, Moçambique

Abstract

O presente artigo Os saberes locais e o direito costumeiro no currículo em Moçambique: uma fundamentação epistemológica enquadra-se nas epistemologias outras e se propõe a discutir sobre a o estatuto epistemológico dos saberes locais e do direito costumeiro no currículo e a sua relação com os saberes escolares. O nosso pressuposto é de que os saberes locais e o direito costumeiro são a fonte do conhecimento e do direito positivo. A sua fundamentação epistemológica no currículo é feita pelos especialistas de educação, do direito, políticos e pesquisadores de diferentes domínios de saber. Em Moçambique, a fundamentação epistemológica da cultura, dos saberes locais e das práticas costumeiras na escola, ganhou ênfase com a introdução do currículo local, uma componente do currículo nacional que integra conteúdos culturais relevantes para aprendizagem, em 2004. A pesquisa se fundamenta em trabalhos publicados de autores, como: Santos (1997, 2009); Castiano (2013, 2015) Basílio (2012, 2013, 2019), Geertz (1989, 2003), INDE (2004), Lyotard (1989). Em termos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica. Os autores entendem que a temática é fundamental porque permite compreender a relação epistemológica entre os saberes e as práticas culturais locais e o currículo enriquecendo, desta forma, a literatura educacional em Moçambique.

 

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Biografia autore

Guilherme, Universidade Pedagógica de MaputoMoçcambique

Guilherme Basilio, nattural de Nampula - Moçambique. Residente em Maputo-Moçambique. licenciado em ensino de Filosofia pela Universidade Pedagºogica de Maputo (2002), Mestre (2006)e Doutor (2010) em Educação/Currículo pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Brasil. Professor Associado da Faculdade de Ciências Siociais e Filosofia da Universidade Pedagógica de Maputo.

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Pubblicato

2023-09-27

Come citare

Basilio, G. (2023). OS SABERES LOCAIS E O DIREITO COSTUMEIRO NO CURRÍCULO EM MOÇAMBIQUE: Uma fundamentação epistemológica. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 6(14), 100–120. https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.6