OS SABERES LOCAIS E O DIREITO COSTUMEIRO NO CURRÍCULO EM MOÇAMBIQUE
Uma fundamentação epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.6Parole chiave:
Saberes locais, Direito costumeiro, Currículo escolar, Epistemologias outras, MoçambiqueAbstract
O presente artigo Os saberes locais e o direito costumeiro no currículo em Moçambique: uma fundamentação epistemológica enquadra-se nas epistemologias outras e se propõe a discutir sobre a o estatuto epistemológico dos saberes locais e do direito costumeiro no currículo e a sua relação com os saberes escolares. O nosso pressuposto é de que os saberes locais e o direito costumeiro são a fonte do conhecimento e do direito positivo. A sua fundamentação epistemológica no currículo é feita pelos especialistas de educação, do direito, políticos e pesquisadores de diferentes domínios de saber. Em Moçambique, a fundamentação epistemológica da cultura, dos saberes locais e das práticas costumeiras na escola, ganhou ênfase com a introdução do currículo local, uma componente do currículo nacional que integra conteúdos culturais relevantes para aprendizagem, em 2004. A pesquisa se fundamenta em trabalhos publicados de autores, como: Santos (1997, 2009); Castiano (2013, 2015) Basílio (2012, 2013, 2019), Geertz (1989, 2003), INDE (2004), Lyotard (1989). Em termos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica. Os autores entendem que a temática é fundamental porque permite compreender a relação epistemológica entre os saberes e as práticas culturais locais e o currículo enriquecendo, desta forma, a literatura educacional em Moçambique.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABOIM, Sofia. Masculinidade na encruzilhada em Maputo. In: Revista, Análise Social, vol. XLIII (2.º), 2008, 273-295.
BASÍLIO, Guilherme. Hermenêutica filosófica: Apontamentos para compreender Hans-Georg Gadamer. Maputo, PubliFix, 2019.
______.Os saberes locais e o Novo currículo do ensino Básico em Moçambique. Maputo, Texto Editores, 2013.
BOAKARI, Francis Musa. Das experiências, Novas Vozes epistémicas: Questionar e construir saberes-conhecimentos problematizadores. In: MACHADO, Raimunda Nonata da Silva & SILVA, Sirlete Mota Pinheiro (Orgs), Vozes epistémicas & saberes plurais: Género, afrodescendência e sexualidade na educação. São Luís, EDUFMA, 2019.
CASTIANO, José P. Os saberes locais na academia: Condições e possibilidades da sua Legitimação. Maputo, Educar e CEMEC, 2013.
GEERTZ, Clifford, A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1989.
_____.GEERTZ, Clifford. O saber local: Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, Vozes, 2003.
GODINHO, Vitorino Magalhães. Ensaios: humanismo científico e reflexão filosófica. Lisboa, livraria Sá da Costa, 1971.
HOUNTONDJI, Paulino J. Conhecimento de África, Conhecimento de Africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos. In: SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs), Epistemologias do Sul. Coimbra, Almeida, 2009.
INDE. Plano Curricular do Ensino Básico: Objectivos, Política, Estrutura, Planos de Estudos e Estratégias de Implementação. Maputo, INDE, 2004.
MOCAMBIQUE. Decreto-lei no 22/2019 de 11 de Dezembro DE 2019. Lei da Família. Boletim da República, I Série, no 239, p. 5598-5638, Maputo, 2019. Disponível em: https://reformar.co.mz › lei-22-2019-lei-da-familia. Acesso em 10 Janeiro de 2023.
MOCAMBIQUE. Decreto- lei no 10/2004 de 25 de Agosto. Lei da Família. Boletim da República, I Série, no 34, p. Maputo, 2004. Disponível em: https://data.unicef.org. Acesso em 10 Janeiro de 2023.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 9ª edição. Porto, Afrontamento, 1997.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-BrasileirosEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.