OS SABERES LOCAIS E O DIREITO COSTUMEIRO NO CURRÍCULO EM MOÇAMBIQUE
Uma fundamentação epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.6Palavras-chave:
Saberes locais, Direito costumeiro, Currículo escolar, Epistemologias outras, MoçambiqueResumo
O presente artigo Os saberes locais e o direito costumeiro no currículo em Moçambique: uma fundamentação epistemológica enquadra-se nas epistemologias outras e se propõe a discutir sobre a o estatuto epistemológico dos saberes locais e do direito costumeiro no currículo e a sua relação com os saberes escolares. O nosso pressuposto é de que os saberes locais e o direito costumeiro são a fonte do conhecimento e do direito positivo. A sua fundamentação epistemológica no currículo é feita pelos especialistas de educação, do direito, políticos e pesquisadores de diferentes domínios de saber. Em Moçambique, a fundamentação epistemológica da cultura, dos saberes locais e das práticas costumeiras na escola, ganhou ênfase com a introdução do currículo local, uma componente do currículo nacional que integra conteúdos culturais relevantes para aprendizagem, em 2004. A pesquisa se fundamenta em trabalhos publicados de autores, como: Santos (1997, 2009); Castiano (2013, 2015) Basílio (2012, 2013, 2019), Geertz (1989, 2003), INDE (2004), Lyotard (1989). Em termos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica. Os autores entendem que a temática é fundamental porque permite compreender a relação epistemológica entre os saberes e as práticas culturais locais e o currículo enriquecendo, desta forma, a literatura educacional em Moçambique.
Downloads
Referências
ABOIM, Sofia. Masculinidade na encruzilhada em Maputo. In: Revista, Análise Social, vol. XLIII (2.º), 2008, 273-295.
BASÍLIO, Guilherme. Hermenêutica filosófica: Apontamentos para compreender Hans-Georg Gadamer. Maputo, PubliFix, 2019.
______.Os saberes locais e o Novo currículo do ensino Básico em Moçambique. Maputo, Texto Editores, 2013.
BOAKARI, Francis Musa. Das experiências, Novas Vozes epistémicas: Questionar e construir saberes-conhecimentos problematizadores. In: MACHADO, Raimunda Nonata da Silva & SILVA, Sirlete Mota Pinheiro (Orgs), Vozes epistémicas & saberes plurais: Género, afrodescendência e sexualidade na educação. São Luís, EDUFMA, 2019.
CASTIANO, José P. Os saberes locais na academia: Condições e possibilidades da sua Legitimação. Maputo, Educar e CEMEC, 2013.
GEERTZ, Clifford, A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1989.
_____.GEERTZ, Clifford. O saber local: Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, Vozes, 2003.
GODINHO, Vitorino Magalhães. Ensaios: humanismo científico e reflexão filosófica. Lisboa, livraria Sá da Costa, 1971.
HOUNTONDJI, Paulino J. Conhecimento de África, Conhecimento de Africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos. In: SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs), Epistemologias do Sul. Coimbra, Almeida, 2009.
INDE. Plano Curricular do Ensino Básico: Objectivos, Política, Estrutura, Planos de Estudos e Estratégias de Implementação. Maputo, INDE, 2004.
MOCAMBIQUE. Decreto-lei no 22/2019 de 11 de Dezembro DE 2019. Lei da Família. Boletim da República, I Série, no 239, p. 5598-5638, Maputo, 2019. Disponível em: https://reformar.co.mz › lei-22-2019-lei-da-familia. Acesso em 10 Janeiro de 2023.
MOCAMBIQUE. Decreto- lei no 10/2004 de 25 de Agosto. Lei da Família. Boletim da República, I Série, no 34, p. Maputo, 2004. Disponível em: https://data.unicef.org. Acesso em 10 Janeiro de 2023.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 9ª edição. Porto, Afrontamento, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos autorais Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-BrasileirosEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.