O SISTEMA EDUCATIVO NA GUINÉ-BISSAU

Uma análise do processo de evasão escolar e o currículo nas escolas do ensino secundário

Autores

  • Nelsio Gomes Correia UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.4

Palavras-chave:

Guiné-Bissau, Ensino secundário, Construção dos currículos, Abandono escolar

Resumo

Este artigo discute sobre o sistema educacional com ênfase na análise do processo da evasão escolar e o currículo nas escolas do ensino secundário na Guiné-Bissau. Neste intento, o artigo objetiva-se em compreender as razões da evasão e abandono escolar no ensino secundário. Considerando a natureza do objeto, foi utilizado neste trabalho, o procedimento metodológico qualitativo centrado na análise bibliográfica e documental, através das publicações científicas em periódicos tais como livros, artigos, monografias, documentos, teses e entre outras em busca de informações relevantes e pertinentes para o desenvolvimento da nossa temática. De acordo com as informações sobre o tema analisadas neste presente estudo, percebe-se que para minimizar as futuras consequências no setor educativo, o Estado deveria criar as políticas públicas educacionais voltadas à estabilidade dos sistemas de ensino para possibilitar o maior acesso e a permanência das pessoas mais desfavorecidas do ponto de vista socioeconômica para garantir uma educação igualitária e de qualidade para todos. Por fim, a fragilidade do sector educativo guineense, está relacionada a ausência de investimento na área da educação escolar, na formação de professores e na infraestrutura que possibilite condições para a aprendizagem dos alunos.

 

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Biografia do Autor

Nelsio Gomes Correia, UNILAB

Nelsio Gomes Correia nasceu no dia 01 de junho de 1995 em Ponta Leão, uma Aldeia de Quinhamel sector da Região de Biombo vila da Guiné-Bissau. Esta vila é a capital da região de Biombo. Nelsio Gomes Correia é filho de pais camponeses residentes numa das comunidades distantes da cidade de Quinhamel denominada Ponta Leão (nome do meu pai), onde reside a maioria da minha família, alguns parentes e amigos conhecidos.

Frequentou a Escola missionária do Ensino Básico, “Unificado São Carlos Lwanga” em Quinhamel, região de Biombo norte da Guiné-Bissau. Durante o ensino médio, estudou numa Escola Privada – Centro de Formação Juvenil (CFJ) – e concluiu-se o seu 12o ano de escolaridade no Liceu Regional de Biombo/Quinhamel, Domingos Britos dos Santos em 2015. Após esse período, decidiu-se ir para a Bissau – capital do país – afim de continuar os estudos e foi em 2016 que passou no processo seletivo de estudantes estrangeiros, na qual conseguiu ser aprovado nesta bolsa de Unilab com o intuito de ir continuar   a sua formação no âmbito do ensino superior na UNILAB no município de Redenção /Ceará-BRASIL.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

Correia, N. G. (2023). O SISTEMA EDUCATIVO NA GUINÉ-BISSAU: Uma análise do processo de evasão escolar e o currículo nas escolas do ensino secundário. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 6(14), 60–82. https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.4