PANDEMIA E SOFRIMENTO SOCIAL:

Os efeitos da pandemia na vida de mulheres, no interior do Baixo Parnaíba Maranhense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.24

Palavras-chave:

Luto, Precariedade, Pandemia, Sofrimento social

Resumo

Este artigo tem como intuito entender as dinâmicas familiares trazidas pelo isolamento social, que surgiram no período da pandemia – e no cenário pós-pandêmico –, ampliando a vivência de um contexto de vulnerabilidade social, com maior exposição dos corpos das mulheres, tornando-as mais suscetíveis a situações de precariedade financeira, emocional e física. Esse contexto nos leva a refletir sobre como a pandemia escancarou situações de vulnerabilidades de mulheres, que até então era despercebida pela sociedade. As lutas diarias de muitas mulheres que possuem dupla/tripla carga
horaria de trabalho é sempre despercebida, ainda mais se um desses trabalhos forem o domestico. A metodologia usada para a pesquisa do presente artigo se deu a partir de uma pesquisa qualitativa – aplicada remotamente com alunas do campus de São Bernardo/MA, pela plataforma google meet, as entrevistas foram feitas com seis mulheres, com rotinas e diferentes faixas etárias. – serão apresentados depoimentos e falas que elucidam o processo de precarização da vida, vivência do luto e sofrimento social em decorrência da covid-19, Por residirem na Região Leste Maranhense, com escassez de acesso a emprego e renda antes mesmos da presença do vírus, essas alunas, mães, chefes de família em sua
maioria, foram obrigadas a trabalhar em serviços informais. Na falta de renda, assumindo trabalhos dentro e fora de seus lares, tendo carga horaria significamnte exautivas. Os textos usados no refencial teorico foram indicação da orientadora do projeto, autores que apontam bem o contexto que estava sendo vivido naquele momento pelas participantes da pesquisa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Gomes Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Docente Adjunta (Campus São Bernardo - Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/ Sociologia).

Referências

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, Judithe et al. Sopa de Wuhan: pensamentos contemporâneos em tempos de pandemia. Buenos Aires, EDITORA La Plata, 2020.

CARDOSO, Ruth. Prefácio. In: CARDOSO, Ruth. Perspectivas antropológicas da mulher: sobre mulher e violência. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. v. 4.

COLASANTE, Tatiana; PEREIRA, Amanda Gomes. Gestão da vida e da morte no contexto da COVID 19 no Brasil. Revista M, Rio de janeiro, v. 6, n. 11, p. 198-213, jan./jun. 2021.

DAS, Veena. Encarando a Covid-19: meu lugar sem esperança e desespero. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social: Reflexões na Pandemia, Rio de Janeiro, p. 1-8. jun. 2020.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Ed. Elefante, 2017.

FERREIRA, Mary. As caetanas vão à luta: feminismo e políticas públicas no Maranhão. São Luís: EDUFMA, Grupo de Mulheres da Ilha, 2007.

LINS, Beatriz Accioy; PARREIRAS, Carolina; FREITAS, Eliane Tânia. Estratégias para pensar o digital. Cadernos de Campo, São Paulo, vol, 29, n. 2, p.1-10. 2020.

MILLER, Daniel. Notas sobre a pandemia: como conduzir a pandemia durante o isolamento. [S. l.]: Blog do Sociofilo, 2020. Disponível em: https://blogdolabemus.com/wp-content/uploads/2020/05/Miller_Como-conduzir-uma-etnografia-durante-o-isolamento-social-convertido.pdf. Acesso em: 03 set. 2021.

PEREIRA, Amanda Gomes; COLASANTE, Tatiana. A luta de mulheres no interior do interior do Maranhão. Le Monde Diplomatique Brasil, 27 de novembro de 2020.

RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala?. Belo Horizonte, MG: Letramento: Justificando, 2017.

RUBIN, Gayle. O tráfico de mulheres: notas sobre a “economia política” do sexo. Recife: [s. n.], 1993. Edição S.O.S CORPO.

VELHO, Gilberto. Projeto e Metamorfose Antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

Downloads

Publicado

2024-10-30

Como Citar

Pereira, L. N., & Pereira, A. G. . (2024). PANDEMIA E SOFRIMENTO SOCIAL:: Os efeitos da pandemia na vida de mulheres, no interior do Baixo Parnaíba Maranhense . Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 6(15). https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.24