Afro cristianismo: a diversidade de uma religião que se pensava ser europeia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.18764/1983-2850v18n52e25459

Schlagworte:

cristianismo, África, afro-cristianismo

Abstract

Este artigo pretende tratar da presença do cristianismo na África desde os primeiros séculos da nossa era, mostrando como, a partir de países como a atual Etiópia, ele se espalhou pelo norte do continente africano, muito antes da chegada dos europeus no século XV que, a partir de XVI, trouxeram versões discriminatórias e autoritárias repletas de ortodoxias geradas pelo Concílio de Trento (1545-1563) pela Reforma Protestante. O texto também fala de um dos mais significativos contatos do cristianismo católico português na África, que aconteceu, ainda no século XV, com os povos dos atuais Congo e Angola e que gerou, no Brasil escravocrata, a devoção e as festas dedicadas a N. Sra. do Rosário e São Benedito, celebradas em vários estados brasileiros e conhecidas como Congadas, Reinados e outras variações, além de ter influenciado as diferentes formas de Candomblé e a Umbanda no Brasil. Finalmente, trata da situação atual do cristianismo no continente africano, percorrendo assim um círculo de mais de 1000 anos em que o Cristianismo saiu da Palestina, se estruturou na África, atravessou o Mediterrâneo e entrou na Europa, voltando para a África com a colonização, bastante transformado.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Marco Antonio Sá, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fotógrafo há mais de 30 anos, dedicado à pesquisa e dovumentação fotográfica da cultura e da religiosidade popular brasileiras. Mestre e doutor emCiência da Religião pela PUC/SP,  com pesquisas sobre a religiosidade popular no Brasil.

Literaturhinweise

FARIAS, Juliana Barreto; LIMA, Ivana Stolze; RODRIGUES, Aldair (orgs.). A Diáspora Mina: Africanos entre o golfo do Benim e o Brasil. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2020.

GABRA, Gawdat, LOON, Gertrude J.M van. The churches of Egypt: From the Journey of the Holy Family to the present day. Cairo: The American University in Cairo, 2012.

HILL, Jonathan. História do Cristianismo. São Paulo: Edições Rosari, 2009.

ODEN, Thomas C. Quão africano é o Cristianismo. São Paulo: Editora Quitanda, 2022.

OLIVEIRA, Anderson José Machado de. Devoção negra: santos pretos e catequese no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2008.

OLUPONA, Jacob K. Religiões africanas: Uma brevíssima introdução. Petrópolis: Editora Vozes, 2023.

ROUILLARD, Philippe. História da penitência: das origens aos nossos dias. São Paulo: Paulus, 1999.

SOUZA, Marina de Mello e. Reis Negros no Brasil escravista: História da festa de coroação do rei Congo – Belo Horizonte: UFMG, 2006.

TUTU, Desmond M. Deus não é cristão: e outras provocações. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2012.

Referências digitais

COUTO, Manuel José Gonçalves. Missão Abreviada. Porto, Portugal: Sexta edição digitalizada. Disponível em: https://archive.org/details/MissaoAbreviadaDigitalizada/mode/2up.

Programa Roda Viva – Entrevista com Chimamanda Ngozi Adichie em 14/06/2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pxe92zWOot.

Veröffentlicht

2025-05-01

Zitationsvorschlag

SÁ, Marco Antonio.
Afro cristianismo: a diversidade de uma religião que se pensava ser europeia
. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 18, n. 52, p. 1–15, 1 Mai 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/25459. Acesso em: 24 mai 2025.