Libro escolar de enseñanza religiosa como cultura material de la escuela: Lecciones de Historia Santa (1874-1882)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/1983-2850v17n51.2024.32

Palabras clave:

libro escolar, enseñanza religiosa, pedagogía de la moral, Imperio Maranhão

Resumen

Este artículo destaca el libro escolar de enseñanza religiosa Lições da História Santa como objeto de cultura material escolar adoptado en las escuelas primarias de la provincia de Maranhão en el período comprendido entre sus dos publicaciones (1874 a 1882). Se utilizan los presupuestos teórico-metodológicos de la Historia Cultural y la investigación bibliográfica y documental, aproximando-nos de la historia del objeto en su materialidad como forma, estructura, frecuencia y dispositivo en uso para verificar a través de la documentación las representaciones sobre este libro escolar, los intereses en juego sobre este artefacto, así como las disputas implícitas en su producción, indicación y circulación. Se verifica cómo la enseñanza religiosa a través de los libros escolares refleja las intenciones moralizadoras y civilizadoras del Estado y de la Iglesia Católica, sirviendo como herramienta para catequizar, garantizar la economía moral de los niños a través de prácticas pedagógicas y disciplinar cuerpos y mentes en vista de su concepción, producción y consumo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cesar Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão

Professor Doutor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Biblioteconomia-UFMA (1988). Mestrado em Ciência da Informação-PUC (1993). Doutor em Educação-USP (1998). Pós Doutor em Educação pela USP (2006) e pela Universidade do Porto (2011). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPA e UFMA) e no Curso de Biblioteconomia (UFMA). Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). Pesquisa sobre História da Educação (Cultura Material Escolar, Instituições Escolares e imprensa de ensino).
E-mail: cesar.castro@ufma.br

Samuel Luis Velázquez Castellanos, Universidade Federal do Maranhão

Professor Associado III do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-doutor em Educação pelo Centre d´Histoire Culturalle des Sociétés Contemporaines da Université de Versailles – França (2014/2015) e pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2018/2019).
E-mail: samuel.velazquez@ufma.br

Rafael Blume Pereira de Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em educação pelo programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Maranhã, na linha de pesquisa História e Políticas Educacionais, participante do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). Pesquisa sobre livros escolares de Ensino Religioso no Maranhão Oitocentista.
E-mail: rafael.blume@discente.ufma.br

Citas

ALMANAK DO POVO, 1868, ano 2, São Luís: J.M.C Frias, p. 245.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Os confrontos de uma disciplina escolar: história sagrada à história profana. Revista Brasileira de História. Sâo Paulo: ANPUH, v. 13, n. 25/26, p. 193-221, set 92/ago 93.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia Lisboa: Fim do Século, 2003.

BOURDIER, Pierre; CHARTIER, Roger. A Leitura: uma prática cultural. In CHARTIER, Roger. Prática da Leitura. Estação Liberdade, 1996.

BOURDIER, P. O Campo intelectual: um mundo à parte. In: BOURDIER, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

CASTANHA, André Paulo. Pedagogia da Moralidade: o estado e a organização da instrução pública na província do Mato Grosso, 1834-1873. Dissertação - Cuiabá: Instituto de Educação / UFMT, 1999.

CASTANHA, André Paulo. A prática dos castigos e prêmios na escola primária do século XIX: do legal ao real. Educere et Educar, v. 4, n. 8, jul/dez p. 245-259, 2009.

CASTANHA, André Paulo. Edição crítica da legislação educacional primária do Brasil Imperial: a legislação geral e complementar referente à Corte entre 1827 e 1889. Campinas: Navegando Publicações, 2013.

CASTELLANOS, S. L. V. O livro escolar no Maranhão Império 1822-1889. São Luís: EDUFMA/Café & Lápis, 2017.

CASTELLANOS, S. L. V. O Catecismo de Fleury na instrução maranhense oitocentista: método catequético ou método histórico. História da Educação: Métodos, disciplinas, currículos e espaços de leitura. São Luís: EDUFMA/Café & Lápis, 2018.

CASTRO, C. A. Leis e regulamentos da instrução pública no Maranhão Império 1835-1889. São Luís: Edufma, 2009.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Arte de Fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel., 1990.

CHARTIER, Roger. A ordem dos Livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994

CHARTIER, Roger. O Mundo como Representação. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v.5, n.11, p. 173-191, 01 de abril de 1991.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Florianópolis, v. 2, p. 177-229, 1990.

COSTA, Alves da Costa. O livro do povo na expansão do ensino primário no Maranhão (1861-1881). Tese de doutorado. FE-USP, São Paulo, 2013.

DIÁRIO DO MARANHÃO: Jornal do Commercio, Lavoura e Industria. Maranhão: Typ. do Frias, anno 5, n. 218, p. 3, 24 abr. 1874.

DIÁRIO DO MARANHÃO: Jornal do Commercio, Lavoura e Industria. Maranhão: Typ. do Frias, anno 5, n. 221, p. 1, 28 abr. 1874.

DIÁRIO DO MARANHÃO: Jornal do Commercio, Lavoura e Industria. Maranhão: Typ. do Frias, anno 7, n. 820, p. 3, 29 abr. 1876.

DIÁRIO DO MARANHÃO: Jornal do Commercio, Lavoura e Industria. Maranhão: Typ. do Frias, anno 14, n. 3091, p. 2, 13 dez. 1883.

ELIAS, Norbert. A sociedade da Corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia da corte. Rio de Janiero: Jorge Zahar Ed. 2001.

FARIA FILHO, L. M. Instrução Elementar no Século XIX. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G, 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Auntêntica, 2007.

FARIAS JUNIOR, José Petrúcio de. História do cristianismo nos manuais de ensino de história: entre continuidades e descontinuidade textuais e ideológicas. Heródoto. Guarulhos: Unifesp, v.6, n.1, p. 151-176, 2021.1.

FLEURY, Claude. Catecismo Histórico contendo em abreviado a História Santa e a

Doutrina Christã. Paris: Ernset Meyer. 1860.

MESGRAVIS, L. História do Brasil colônia. São Paulo: Contexto, 2022.

PACOTILHA: Jornal da Tarde. Maranhão: Typ. d'a Pacotilha, anno 1, n. 111, p. 3, 24 ago. 1881.

PACOTILHA: Jornal da Tarde. Maranhão: Typ. d'a Pacotilha, anno 4, n. 115, p. 2, 10 maio. 1884.

PACOTILHA: Jornal da Tarde. Maranhão: Typ. d'a Pacotilha, anno 7, n. 182, p. 3, 3 ago. 1892c.

PACOTILHA: Jornal da Tarde. Maranhão: Typ. d'a Pacotilha, anno 8, n. 23, p. 3, 24 jan. 1888.

PESAVENTO, S. J. História & história cultural. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

PORTARIAS. Diário do Maranhão: Jornal do Commercio, Lavoura e Industria, Maranhão, anno 22, n. 5461, p. 1, 17 nov. 1891.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 03, n. 228, p. 1, 26 out. 1844.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 15, n. 69, p. 1, 26 mar. 1857.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 18, n. 288, p. 4, 22 dez. 1859.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 18, n. 280, p. 2, 13 dez. 1859b.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 19, n. 288, p. 4, 19 dez. 1860b.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 24, n. 70, p. 4, 27 março. 1865.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 25, n. 39, p. 4, 17 fev. 1866.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 25, n. 172, p. 2, 30 jul. 1866.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 25, n. 196, p. 4, 128 ago. 1866.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 26, n. 68, p. 3, 22 mar 1867b.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 27, n. 292, p. 3, 23 dez 1868.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 33, n. 53, p. 1, 06 mar. 1874.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 33, n. 97, p. 1, 30 abri. 1874.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 33, n. 122, p. 1, 30 mai. 1874.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 33, n. 243, p. 3, 27 out. 1874.

PUBLICADOR MARANHENSE. Maranhão: Typ. de I. J. Ferreira, anno 37, n. 18, p. 1, 22 jan. 1878.

RODRIGUES, Antronio Augusto. Licções de História Santa do Antigo e Novo Testamento. São Luís: A,. R, Ramos de’Alemida, 1882.

SANTOS, J. S. Os livros escolares maranhenses na imprensa local 1860-1920. 2022. 181 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.

SAUERBRONN, F. F.; FARIA, A. A Utilização do Método Histórico em Pesquisa Acadêmica de Marketing. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 29., 2006, Caxambu. Anais [...] Caxambu: UFMG. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 27 abr. 2023.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2021.

SOUZA, R. F. de. A escola da república e a escolarização da infância no Brasil: reflexões sobre uma investigação comparada em âmbito nacional. In: SOUZA, R. F. de; SILVA, V. L. G. da; SÁ, E. F. Por uma teoria e uma história primária no Brasil: investigação comparadas sobre a escola graduada (1970-1930). Cuiabá: EDUFMT, 2013.

TAMBARA, E.; ARRIADA, E. (org.). Coletânea de Leis sobre o ensino primário e secundário do período imperial brasileiro: lei de 1827; Reforma de Couto Ferraz – 1854; Reforma Leôncio de Carvalho – 1876. Pelosas: Seiva, 2005.

UM BOM livro. Diário do Maranhão: Jornal do Commercio, Lavoura e Industria, Maranhão, anno 5, n. 221, p. 1-2, 28 abr. 1874.

VICENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-45, jun. 2001.

VINÃO FRAGO, Antonio. História de la educación e história cultural: possibilidades, problemas, cuestones. Revista Brasileira de Educação, ANPEd, n.0, set/dez. 1995, p.63-79.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

CASTRO, Cesar Augusto; CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez; ALMEIDA, Rafael Blume Pereira de.
Libro escolar de enseñanza religiosa como cultura material de la escuela: Lecciones de Historia Santa (1874-1882)
. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 17, n. 51, p. 1–20, 31 dic. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/24587. Acesso em: 5 feb. 2025.