A África como centro intelectual do Cristianismo na Antiguidade Tardia: o Egito do séc. IV
DOI :
https://doi.org/10.18764/1983-2850v18n52e26057Mots-clés :
Egito, cristianismo antigo, monasticismoRésumé
O Egito antigo é geralmente conhecido por conta do período faraônico, mas o que poucos sabem é que, ainda na Antiguidade, esse país situado na África foi o centro intelectual do cristianismo. Durante o séc. IV, o Egito foi palco de algumas das mais importantes controvérsias religiosas e de discussões que moldaram dogmas importantíssimos para o cristianismo, como o da divindade de Jesus, além de ter sido o local de atuação de Atanásio, um dos mais significativos teólogos dos primeiros séculos. Além disso, o Egito testemunhou o nascimento e desenvolvimento do monasticismo, uma realidade fundamental para o cristianismo medieval e que, mais tarde, a partir de Bento de Núrsia, serviu como modelador do Ocidente. Foi a partir, portanto, do Egito, na África, que algumas das mais importantes realidades do cristianismo e do Ocidente nasceram e se consolidaram. Esse artigo demonstra como o Egito foi o centro intelectual do cristianismo no séc. IV, com suas discussões teológicas de vanguarda e o surgimento do monasticismo.
Téléchargements
Références
ATALLA, Nabil Selim. Coptic Art: Wall Paintings/L’Art copte: Peintures Murales. Cairo: Lehnert & Landrock Succ, 1989.
BASCHET, Jêrome. A Civilização Feudal: Do Ano Mil à Colonização da América. Rio de Janeiro: Globo, 2006.
BAUMEISTER, Theofried. Martyr invictus: Der Martyrer als Sinnbild der Erlösung in der Legende und im Kult der frühen koptischen Kirche. Münster: resensberg, 1972.
BROWN, Peter. O Fim do Mundo Clássico: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Verbo, 1972.
CHITTY, Derwas J. The Desert a City: An Introduction to the Study of Egyptian and Palestinian Monasticism under the Christian Empire. Oxford: Blackwell, 1966.
DELEHAYE, Hippolyte. The Legends of the Saints: An Introduction to Hagiographie. London/New York/Bombay/Calcuta: University of Notre Dame Press, 1961.
DIAS CHAVES, Julio Cesar. A Gnose em Questão: Ensaios sobre Gnose e Apocalíptica na Antiguidade e a Biblioteca Copta de Nag Hammadi. Curitiba: Ed. Prismas, 2015.
DIAS CHAVES, Julio Cesar. Nag Hammadi Codex V and Late Antique Coptic Hagiographies: A Comparative Approach. Tese de doutorado em Ciências das Religiões, Québec: Université Laval, 2018.
DROBNER, Hubertus. Manual de Patrologia. Petrópolis: Vozes, 2003.
EMMEL, Stephen. Shenoute’s Literary Corpus. 2 Vols. Corpus Scriptorum Christianorum Orientalium 599-600. Louvain: Peeters, 2004.
FINLEY, Moses I. Aspectos da Antiguidade. Lisboa: Edições 70, 1990.
FRANGIOTTI, Roque. Santo Atanásio. Coleção Patrística 18. São Paulo: Paulus, 2002.
GHICA, Victor. “L’archéologie du monachisme égyptien au IVe siècle : État de la question”. In CRÉGHEUR, Eric, PAINCHAUD, Louis e RASIMUS, Tuomas (orgs.) Nag Hammadi à 70 ans. Qu’avons-nous appris ? Nag Hammadi at 70: What Have We Learned? Québec/Leuven: Les Presses de l’Université Laval/Peeters, 2019. p. 121-154.
GRIGGS, C. Wilfrid. Early Egyptian Christianity: From Its Origins to 451 C.E. Leiden/New York/København/Köln: E.J. Brill, 1991.
GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
HANSON, Richard P.C. The Search for the Christian Doctrine of God: The Arian Controversy. 318-381. Edinburg: T&T Clark, 1988.
HOURANI, Albert. Uma História dos Povos Árabes. São Paulo: Editora Companhia de Bolso, 2006.
LAYTON, Bentley. The Canons of Our Fathers: Monastic Rules of Shenoute. Oxford: Oxford University Press, 2014.
LEFORT, Louis-Théophile. S. Athanase: lettres festales et pstotales em copte. Corpus Scriptorum, Christianorum, Orientalium 150-151. Louvain: Universitatis Catholicae Americae et Universitatis Catholicae Louvaniensis, 1965.
LÉVÊQUE, Pierre. As Primeiras Civilizações: da Idade da Pedra aos Povos Semitas. Lisboa: Edições 70, 2009.
MARTIN, Annick e MORALES, Xavier. Athanase d’Alexandrie: Lettre sur les synodes. Sources chrétiennes 563. Paris : Les Éditions du Cerf, 2013.
PERNOUD, Régine. Luz Sobre a Idade Média. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1996.
PIERRARD, Pierre. História da Igreja Católica. São Paulo: Paulus, 1997.
PIRENNE, Henry. Mahomet et Charlemagne. Paris: Félix Alcan nouvelle société d’éditions, 1937.
ROUSSEAU, Philip. Pachomius: The Making of a Community in Fourth Century Egypt. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1985.
SAWANSON, Mark. The Coptic Papacy in Islamic Egypt (641-1517). Cairo: American University in Cairo Press, 2010.
SHIN, Mia S. The Great Persecution: A Historical Re-Examination. Studia Antiqua Australiensia 8. Turnhout: Brepols, 2018.
SUCIU, Alin. “O Evangelho do Salvador (P. Berol. 22220) no seu contexto: Jesus e os apóstolos na literatura copta”. In: DIAS CHAVES, Julio Cesar; DOBRORUKA, Vicente (orgs). Espectadores do Sagrado: literatura apocalíptica, apócrifos do Novo Testamento e experiência visionária. Brasília: Ed. UnB. p. 221-258.
TROCHU, Francis. Le Curé d’Ars. Paris/Lyon. 1927.
VEILLEUX, Armand. La Liturgie dans le cénobitisme pachômien au quatrième siècle. Roma: Pontificium Institutum S. Alselmi, 1960.
VEILLEUX, Armand. Pachomian Koinonia Volume Two: Pachomian Cheonicles and Rules. Cistercian Studies Series 46. Kalamazoo (MI): Cistercian Publications, 1981.
WIPSZYCKA, Ewa. Moines et communautés monastiques en Égypte (IVe – VIIIe siècles). The Journal of Juristic Papyrology Suplement XI. Varsovie: Faculty of Law and Administration of Warsaw University/Institute of Archaeology of Warsaw University, 2009.
Sites de Internet
Report on International Religious Freedom: Egypt. (https://www.state.gov/reports/2020-report-on-international-religious-freedom/egypt/). Acessado em 30 de setembro de 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Brasileira de História das Religiões 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 3.0 non transposé.