O Santo Daime

uma miscelânea religiosa cabocla, afro-ameríndia e cristã

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/1983-2850v18n52e25541

Parole chiave:

Amazônia. miscelânea. Povos Ribeirinhos. Santo Daime. xamanismo.

Abstract

O artigo tem como premissa apontar os elementos que fazem do Santo Daime esta grande miscelânea de elementos do xamanismo, do catolicismo, do espiritismo e de elementos afro-brasileiros que reverberam das matas da Amazônia para o mundo e que atraem pessoas dos mais diversos extratos sociais e visões de mundo para os seus rituais com a finalidade de buscar a cura para as doenças do corpo e da alma, de integração com os elementos da natureza ou até mesmo de sua posição ser-estar no mundo. Para tanto, e pelo fato de este ser o ponto de partida de uma pesquisa mais ampla nas comunidades do Santo Daime na Amazônia, foi feita uma pesquisa bibliográfica que procura falar desde os elementos que constituem os rituais xamâmicos até o seu processo histórico de consolidação, pois mesmo tendo origens milenares e ligado aos povos da floresta, esta visão somente ganha corpo e força apenas em meados do século XX, com a chegada de estudos e pesquisas sobre as religiões dos povos ribeirinhos da Amazônia e com a sua expansão a partir dos anos 1970, ao sair do Acre e ganhar corpo em outras comunidades da região amazônica e, a partir das suas variações, ganhar espaço em várias cidades do Brasil como o estudo se propôs a investigar.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Denilson Marques dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Ciências da Religião (PPGCR-UEPA).

Taissa Tavernard de Luca, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Professora efetiva, AD 4 da Universidade do Estado do Pará, onde atua nos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Ciências da Religião, História e Filosofia.

Riferimenti bibliografici

ALVES JUNIOR, A. M. Tambores para a rainha da floresta: a inserção da Umbanda no Santo Daime. 2007. 272f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

ARAÚJO, Tarso. Almanaque das Drogas. São Paulo: Leya, 2014.

ASSIS, G. L.; LABATE, B. C. Os igarapés da Amazônia para o outro lado do Atlântico: a expansão e internacionalização do Santo Daime no contexto religioso global. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, 2014, p. 11-35.

BECKER, J. R. Mestre Irineu, fundador do Santo Daime, nas memórias de Padrinho Daniel: história oral e religião. 2008. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História). Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão, São Luiz/MA, 2008.

BITTENCOURT, M. C. A divinização e a enteógenia das plantas: uma introdução para o campo drogas/cultura. Revista de Estudos e Investigações Antropológicas, ano 3, v. 3, n. 2, 2016, p. 162-197.

GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Tradução de Vera Mello Joscelyne. Petrópolis (RJ): Vozes, 1997, 366 p.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro (RJ): IBGE, 2012.

LABATE, B. C.; FEENEY, K. O processo de regulamentação da ayahuasca no Brasil e na esfera internacional: desafios e implicações. Periferia (Duque de Caxias/RJ), vol. 3, n. 2, jul-dez. 2011.

LUCA, Taissa Tavernard de. Devaneios da Memória: A História dos Cultos Afro-Brasileiros em Belém do Pará. (Trabalho de Conclusão de Curso). Belém: UFPA, 1999.

MACEDO, C. C. Imagem do eterno: religiões no Brasil. São Paulo, SP: Moderna, 1989.

MACRAE, E. Guiado pela lua: xamanismo e uso ritual da ayahuasca no culto do Santo Daime. São Paulo (SP): Brasiliense, 1992.

MAUÉS, Raimundo Haroldo. Catolicismo e Xamanismo: Comparação entre a cura no Movimento Carismático e na pajelança rural amazônica. Ilha, Florianópolis/SC, v. 4, n.2, dez. 2002, p. 51-77.

MAUÉS, Raimundo Haroldo. Catolicismo e xamanismo: reflexões sobre pajelança amazônica, renovação carismática e outros movimentos eclesiais. Revista Pós Ciências Sociais - São Luís, v. 4, n. 8, jul./dez. 2007, p. 11-30.

MAUÉS, Raimundo Haroldo. A Ilha Encantada: Medicina e Xamanismo numa Comunidade de Pescadores. Belém (PA): NAEA, 1990. (Coleção Igarapé).

MOREIRA, P.; MACRAE, E. Eu venho de longe: mestre Irineu e seus companheiros. Salvador (BA): Edufba, 2011.

OLIVEIRA, I. Um desafio ao respeito e a tolerância: reflexões sobre o campo daimista na atualidade. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro-RJ, v. 31, n. 2, 2011, p. 154-178.

SANCHIS, Pierre. Religião, cultura e identidades: matrizes e matizes. Petropolis (RJ): Vozes, 2018.

SANTOS, Denilson Marques dos; COSTA, Maria Cecilia F. da; MORAES, Erika Meireles de; BRITO, Ana de Fátima; SILVA, Alan Ceber C. da. Uma análise da garantia dos direitos de crianças e adolescentes no município de Belém-PA. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico/ISSN 2525-8508, Vol. 4, nº 1, p. 1-22. América do Norte (USA), 2018.

SHANON, B. Resenha de LABATE, B. C. 2004. A reinvenção do uso da ayahuasca nos centros urbanos. Campinas (SP): Mercado de Letras/ Fapesp. 535pp. In: Revista Mana, vol. 2, 2005.

Pubblicato

2025-05-01

Come citare

SANTOS, Denilson Marques dos; LUCA, Taissa Tavernard de.
O Santo Daime: uma miscelânea religiosa cabocla, afro-ameríndia e cristã
. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 18, n. 52, p. 1–9, 1 mag. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/25541. Acesso em: 24 mag. 2025.