O TURISMO E A HOSPITALIDADE DO SETOR HOTELEIRO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
Resumo
O setor da indústria do Turismo se defronta com um novo e desafiante problema: a pandemia do COVID-19. E um dos grandes desafios da categoria é enfrentar os ciclos instáveis do setor, que são prejudiciais para o bom andamento do negócio. O objetivo desta pesquisa foi identificar os novos tempos para a hotelaria brasileira como também os impactos da pandemia sobre as questões de mobilidade turística e os padrões e hábitos na cultura da hospitalidade. A metodologia utilizada foi baseada na abordagem qualitativa e quantitativa, tendo o referido estudo um caráter exploratório-explicativo. Os resultados mostraram que a hotelaria brasileira deverá trabalhar com o grande desafio de gerar experiências na arte do bem receber, de realizar sonhos, no atendimento humanizado. É sobre o turismo e a hospitalidade do setor hoteleiro no contexto da pandemia do COVID-19 que iremos tratar neste artigo.
Downloads
Referências
ALVAREZ, M. E. B. Organização, sistema e métodos. São Paulo: McGraw Hill, 1991. 2v.
BAPTISTA, I. Lugares de hospitalidade. In: DIAS, C. M. de M. (Ed.). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. Barueri: Manole. 2002.
BARRETO, M. Manual de iniciação ao estudo do turismo. Campinas, SP: Papirus. 1995.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 12. ed. São Paulo: SENAC, 2007.
BENI, M. C. Globalização do turismo: megatendências do setor e a realidade brasileira. 3. ed. São Paulo: Aleph, 2011.
BENI, M. C. Saturação e rejeição ao turismo nas destinações turísticas. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, v.14, n. 2, p. 1 -8, maio/ago. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1847. Acesso em: 10 jul. 2020.
BLOG FALANDO DE VIAGEM. Pesquisa revela as expectativas dos brasileiros para viagens após a pandemia do coronavírus. 2020. Disponível em: https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?t=18772 . Acesso em: 8 abr. 2020.
BROWNING, V.; SO, K. K. F.; SPARKS, B. The influence of online reviews on consumers’ attributions of service quality and control for service standards in hotels. Journal of Travel & Tourism Marketing, v. 30, n.1-2, p. 23–40, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10548408.2013.750971. Acesso em: 8 abr. 2020.
CAMARGO, L.O.L. Prefácio. In: BARROS, Aline; SILVA, Márcia (org.). Hospitalidade: oportunidades e desafios. João Pessoa: Ed. CCTA, 2019. p.12-17.
COCCO, Rodrigo Giraldi. Verbetes. In: SILVEIRA, Mário Rogério (org.). Circulação, transportes e logística: diferentes perspectivas. São Paulo: Outras Expressões, 2011. p. 613-614.
CORIOLANO, L. N.; FERNANDES, L. M. Migração temporária e mobilidade sazonal no turismo. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - ANPTUR, 9., 2012, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Universidade do Anhembi Morumbi/UAM, 2012.
DE LA TORRE, O. El turismo, fenómeno social. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.
DENCKER, A. F. M. Pesquisa em turismo: planejamento, métodos e técnicas. São Paulo: Futura, 1998.
EVENTO ONLINE SYMPLA. Retail insights - guestologia master. 2020. Disponível em: https://www.sympla.com.br/retail-insights---guestologia-master__892954. Acesso em: 10 jul. 2020.
FÓRUM DE OPERADORES HOTELEIROS DO BRASIL – FOHB. Oferta de disponibilidade hoteleira semana 20-07 a 26-07.2020. Disponível em:
http://fohb.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Oferta-de-Disponibilidade-Hoteleira-Semana-20-07-a-26-07.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.
GRINOVER, L. Hospitalidade: um tema a ser reestruturado e pesquisado. In: DIAS, C. Hospitalidade: reflexões e perspectivas. Barueri, SP: Manole, 2002.
JARDIM, G. D. S.; SANT’ANNA, A. L. P. Turismo on-line: oportunidades e desafios em um novo cenário profissional. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. 2, n.3, p.1, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.12660/oit.v2n3.5671. Acesso em: 13 jul. 2020.
LEVY, J. Os novos espaços da mobilidade. Rio de Janeiro: Geographia. Ano III - Nº 6 - Jul-Dez, 2001.
LONGO, W. Insights para um mercado em transição. Editora Alta Books; 1ª Edição. 2019.
OMT. Turismo internacional: uma perspectiva global. 2. ed. Porto Alegre: Bookmann, 2003.
PORTAL BRASILEIRO DO TURISMO. Setor de viagens e turismo representou 8,8% da economia das américas em 2019. Disponível em: https://www.mercadoeeventos.com.br/_destaque_/slideshow/setor-de-viagens-e-turismo-representou-88-da-economia-das-americas-em-2019/. Acesso em: 9 abr. 2020.
PORTAL G1 TURISMO E VIAGEM. Turismo mundial pode perder até US$ 33 trilhões por causa do coronavírus, estima a ONU. Disponível em: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2020/07/01/turismo-mundial-pode-perder-ate-us-33-trilhoes-por-causa-do-coronavirus-estima-a-onu.ghtml. Acesso em: 1 jul. 2020.
REVISTA HOTEL NEWS. As empresas de hospitalidade precisam de talentos mais versáteis. 2019. Disponível em: https://www.revistahotelnews.com.br/as-empresas-de-hospitalidade-precisam-de-talentos-mais-versateis. Acesso em: 13 jun. 2020.
VISITE CEARÁ/FORTALEZA CONVENTION & VISITORS BUREAU. Seminário on-line e gratuito “Conexões do Turismo: uma Nova Era” - pesquisa da IATA em 11 países. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=luZ-k3wx04g&feature=youtu.be .Acesso em: 30 jun. 2020.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.