Interpretação do patrimônio cultural de Currais Novos/RN

análise de uma prática educativa

Autores

  • Andreina Micaela Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Teresa Giselly Avelino da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eduardo Cristiano Hass da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-3906-5448

DOI:

https://doi.org/10.18764/2674-6972v4n10.2022.11

Palavras-chave:

Interpretação Patrimonial, turismo cultural, Currais Novos/RN

Resumo

O presente artigo analisa resultados de uma atividade pedagógica desenvolvida na disciplina Interpretação Patrimonial, do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS). O objetivo do texto consiste em identificar possibilidades de apropriação do Patrimônio Cultural de Currais Novos/RN pelo Turismo Cultural. O referencial teórico empregado é de caráter interdisciplinar, articulando Turismo Cultural, História e Museologia, colocados em contato a partir dos estudos sobre memória e patrimônio cultural. Metodologicamente, a pesquisa recorre à anáalise de um questionário realizado na disciplina, bem como à análise de produções bibliográficas sobre o município de Currais Novos. Os resultados são parciais, demonstrando importância de pensar o patrimônio cultural das cidades em conjunto com a sua população, possibilitando sua apropriação pelo Turismo Cultural e sua valorização, bem como possibilidades de atuação para os profissionais do Turismo.

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Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com Bolsa CNPq. Mestre, bacharel e licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

DANTAS, Andreina Micaela; SILVA, Teresa Giselly Avelino da; SILVA, Eduardo Cristiano Hass da.
Interpretação do patrimônio cultural de Currais Novos/RN: análise de uma prática educativa
. Revista Turismo & Cidades, v. 4, n. 10, p. 48–65, 30 Dez 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/19364. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos