Tecnologia e turismo religioso: o caso do memorial de Nazaré em Belém/PA
Palavras-chave:
turismo religioso, tecnologias no turismo, inovações tecnológicas, experiência do turistaResumo
Este estudo analisa o uso de tecnologias no turismo religioso em um atrativo de Belém-PA, com foco nas práticas atuais, desafios e oportunidades de inovação. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, combina revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com profissionais do setor. Identificaram-se tecnologias já implementadas, como a realidade aumentada, que ampliam a acessibilidade e o engajamento dos visitantes. No entanto, obstáculos como a resistência cultural, a falta de infraestrutura e de capacitação limitam uma adoção mais ampla. Apesar de ainda em estágio inicial, o uso de tecnologias demonstra potencial para enriquecer a experiência turística e contribuir para a preservação digital do patrimônio religioso. Os resultados oferecem insights práticos para gestores e profissionais do setor, ao mostrar caminhos para integrar inovações tecnológicas de forma respeitosa ao contexto religioso. Teoricamente, a pesquisa amplia o debate sobre o turismo religioso e aponta para futuras investigações sobre os impactos dessas tecnologias na experiência dos visitantes e nas políticas públicas.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BUHALIS, D. eTourism: Information technology for strategic tourism management. Harlow: Pearson Education, 2003.
COHEN, Erik. Pilgrimage centers: concentric and excentric. Annals of tourism research, v. 19, n. 1, p. 33-50, 1992.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOVERS, R., HUISMAN, W., & SNUDDEN, K. Tourism Innovation: Implications for the Knowledge Economy and Society. Tourism Management, v. 56, p. 51-58, 2016.
JOHN, Urry. The tourist gaze: Leisure and travel in contemporary societies. Collection Theory, culture & society», London, Sage Publications, 1990.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MATHIESON, A., & WALL, G. Tourism: Economic, physical and social impacts. London: Longman, 1982.
RAMOS, CÉLIA M. Q.; RODRIGUES, JOÃO M. F. Turismo e Tecnologia: Qualificando a Experiência do Turista Religioso, Rosa dos Ventos, vol. 9, núm. 1, 2017, Universidade de Caxias do Sul, Brasil, Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=473548636030
RICHARDS, Greg; WILSON, Julie. The impact of cultural events on city image: Rotterdam, cultural capital of Europe 2001. Urban studies, v. 41, n. 10, p. 1931-1951, 2004.
ROGERS, Everett M.; SINGHAL, Arvind; QUINLAN, Margaret M. Diffusion of innovations. In: An integrated approach to communication theory and research. Routledge, 2014. p. 432-448.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
