TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR HOTELEIRO: desafios para gestores de pequenas empresas

Autores

  • Thays Pinho Universidade Federal do Maranhão
  • Larissa Souza Gaspar UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2674-6972v5n12.2023.13

Palavras-chave:

Transformação Digital, Mudanças Organizacionais, Hotelaria, São Luís/MA

Resumo

A transformação digital é vivenciada pelo setor hoteleiro de forma intensa, especialmente após a pandemia da Covid-19, cujas adaptações organizacionais garantiram a permanência das empresas no mercado global. Objetiva-se identificar o conhecimento sobre TD por parte dos gestores de empreendimentos de micro e pequeno porte em São Luís/MA, além de identificar as tecnologias adotadas; apontar os entraves e desafios para introdução da TD e identificar as perspectivas futuras para o setor. O processo metodológico envolveu estudo de casos múltiplos, com caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa. A coleta dos dados se deu por meio de roteiro estruturado, resultando na amostra por adesão de 08 gestores. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica análise de conteúdo. Os resultados apontam que os gestores hoteleiros possuem um conhecimento prévio acerca da temática e utilizam tecnologias disseminadas e usuais, além de discutirem a TD como uma projeção futura mesmo reconhecendo sua importância e benefícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

BLANCHET, M. et al. Industry 4.0: The new industrial revolution-How Europe will succeed. 2014. Roland Berger Strategy Consultants. Munique, Alemanha. Disponível em: https://www.iberglobal.com/files/Roland_Berger_Industry.pdf Acesso em 21 maio 2022

CADASTUR. Prestadores de serviços turísticos – Meios de Hospedagem. 2022. Disponível em: http://dados.gov.br/dataset/cadastur-04 Acesso em 21 maio 2022

CARVALHO, R. L. V. R. Harold Lasswell e o Campo da Comunicação. 2012. Tese (Doutorado) - Universidade de Brasília, Brasília. 2012.

CASTELLI, G. Administração Hoteleira. Caxias do Sul: Educs, 2003.

CHESBROUGH, H. To recover faster from Covid-19, open up: managerial implications from an open innovation perspective. Industrial Marketing Management, 88, p. 410-413, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2020.04.010 Acesso em: 18 jul. 2022.

DIAS, D. T. M. A. R. Fatores chaves de sucesso para transformação digital. 2019. Dissertação (Mestrado) – FGV, Rio de Janeiro, 2019.

FERREIRA, J. S. P. de A. Transformação digital em hotelaria: caso de estudo. 2019. Dissertação (Mestrado Politécnico do Porto) - Escola Superior de Hotelaria e Turismo, 2019.

KANE, G. C. Digital maturity, not digital transformation. MIT sloan management review, 1, 2017. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/article/digital-maturity-not-digital-transformation/ Acesso em: 18 jul. 2022.

KANEGAE, T.; BRITO, E.; BOAVENTURA, P.; CARVALHO, L. Transformação digital na jornada do consumidor de turismo. In: Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo, 13., 2020, Brasil. Anais [...], 2020.

KHAN, S.J. Leadership in the digital age: a study on the effects of digitalisation on top management leadership. 2016. Disponível em: https://su.diva-portal.org/smash/get/diva2:971518/FULLTEXT02.pdf Acesso em: 18 jul. 2022.

KLEMENT, C. F. F. Inovação em serviços: estudo de casos em uma organização da indústria hoteleira brasileira. 2007. Tese (Doutorado em Administração) - USP, 2007.

MARANHÃO. Plano Estratégico de Turismo do Estado do Maranhão. Relatório Final. São Luís: Secretaria de Estado do Turismo, 2012.

MEIRA, J. V. de S.; ANJOS, S. J. G. dos. A Excelência nas Redes Hoteleiras: Uma Análise das Parcerias. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283053796_A_Excelencia_nas_Redes_Hoteleiras_Uma_Analise_das_Parcerias Acesso em: 25 fev. 2022.

MIORANDI, D. et al. Internet of things: Vision, applications and research challenges. Ad hoc networks, v. 10, n. 7, p. 1497-1516, 2012.

NASSIF, V. M. J.; CORRÊA, V. S.; ROSSETTO, D. E. Estão os empreendedores e as pequenas empresas preparadas para as adversidades contextuais? Uma reflexão à luz da pandemia do COVID-19. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 2, p. 1-12, 2020.

PICCOLI, G.; LUI, T. W.; GRUN, B. The impact of IT-enabled customer service systems on service personalization, customer service perceptions, and hotel performance. Tourism Management, 59, p. 349–362, 2017.

REVFINE. The Latest Technology Trends in the Hospitality Industry. 2022. Disponível em: https://www.revfine.com/technology-trends-hospitality-industry/ Acesso em: 15 maio 2022.

RIGA, M. 76,2% das empresas já implementaram ou estão desenvolvendo planos de transformação digital. Forbes Tech. 2021. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/05/exclusivo-762-das-empresas-ja-implementaram-ou-estao-desenvolvendo-planos-de-transformacao-digital/ Acesso em: 15 maio 2022.

ROGERS, D. L. Transformação digital: Repensando o seu negócio para a era digital. Autêntica Business. 2017.

SACOMANO, J. B. et al. Indústria 4.0 Conceitos e Fundamentos. São Paulo: Blucher, 2018.

SANCHEZ, M. A.; ZUNTINI, J. I. Organizational readiness for the digital transformation: case study research. Revista Gestão & Tecnologia, v. 18, n. 2, p. 70-99, 2018.

SCHREIBER, D.; ASSUNÇÃO, D. M.; SCHMIDT, S. Análise do perfil inovador das empresas do Vale do Rio dos Sinos. Desenvolvimento em Questão, v. 16, n. 42, 2017.

SCOGNAMIGLIO, L.; SANTOS, L. As vantagens da aplicabilidade dos sistemas ciber físicos na indústria 4.0: uma análise holística das diversas tecnologias existentes no ramo. Revista Fatec de Tecnologia e Ciência, v. 6, n. 1, 2021.

SEBRAE. Anuário do trabalho na micro e pequena empresa. Brasília: DIEESE, 2013.

SEBRAE. Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. 2021. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/noticias/micro-e-pequenas-empresas-geram-27-do-pib-do-brasil,ad0fc70646467410VgnVCM2000003c74010aRCRD Acesso em: 15 maio 2022.

SILVA, L. F. dos S. A transformação digital e a sua relação com a reestruturação dos processos de negócio no Sebrae. 2019. Monografia (Administração) - UFRN, 2019.

VALLE, A. A Fórmula da Eficácia. Ebook: Editora Software Zen, 2020.

VIAL, G. Understanding digital transformation: a review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems Review, v. 28, n. 2, p. 118-144, 2019.

VILAPLANA, F.; STEIN, G. Digitalización y personas. Revista Empresa y Humanismo, v. 13, n. 1, p. 113-137, 2020.

WADE, M. et al. Orchestrating digital business transformation. Global Center for Digital Business Transformation, IMD and Cisco, 2017. Disponível em: https://www.imd.org/research-knowledge/reports/digital-orchestra/ Acesso em: 15 maio 2022.

WEISS, M. C. Sociedade sensoriada: a sociedade da transformação digital. Estudos avançados, 33, p. 203-214, 2019.

WESTERMAN, G.; BONNET, D. Revamping your business through digital transformation. MIT Sloan management review, v. 56, n. 3, 2015.

YEN, C.T. et al. Advanced manufacturing solution to industry 4.0 trend through sensing network and cloud computing technologies. In: IEEE International Conference on Automation Science and Engineering (CASE). Anais […] p. 1150-1152, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

YOO, Y.; HENFRIDSSON, O.; LYYTINEN, K. Research commentary—the new organizing logic of digital innovation: an agenda for information systems research. Information systems research, v. 21, n. 4, p. 724-735, 2010.

ZHU, J. et al. Digital Transformation in the Hospitality Industry. Boston Hospitality Review, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-26

Como Citar

PINHO, Thays; GASPAR, Larissa Souza.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR HOTELEIRO: desafios para gestores de pequenas empresas
. Revista Turismo & Cidades, v. 5, n. 12, 26 Dez 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/21989. Acesso em: 19 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos