TURISMO E EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

análise das publicações em periódicos científicos de turismo

Autores

  • Leonardo Reichert
  • Claudio Luis Crescente Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maria Luiza Cardinale Baptista Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18764/2674-6972v5n11.2023.6

Palavras-chave:

turismo, educação, educação transformadora, periódicos científicos, bibliometria

Resumo

Além de promover o desenvolvimento econômico, graças ao contato direto entre povos, culturas e formas de vida diferentes, o turismo pode auxiliar, tanto na paz geral entre as nações, quanto no respeito universal e na observação dos direitos humanos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião. Por outro lado, nota-se um franco declínio do modelo de educação tradicional, frente às novas tendências globais e possibilidades tecnológicas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo, analisar e mensurar a contribuição do conhecimento científico sobre o tema “turismo e educação”. O principal método utilizado na coleta de dados foi a análise bibliométrica. A pesquisa foi realizada em 40 revistas científicas de turismo, buscando artigos que contivessem o termo “educação” em seu título. Os resultados foram divididos em diferentes categorias de análise: Educação Ambiental; Educação Patrimonial; Educação para o Turismo; Educação pelo Turismo; Ensino Superior e Técnico em Turismo; Relação entre Turismo e Educação; e Outros Temas (Educação e Gastronomia; Educação e Hospitalidade; Sociologia e Pós-Graduação em Turismo; Turismo, Educação e Tecnologia; e, Educação Corporativa). Os resultados demonstram que as publicações sobre o tema turismo e educação em periódicos científicos de turismo são recentes e há uma concentração das pesquisas com a temática Educação Ambiental. Por fim, foram selecionados subsídios teóricos que corroboram com o tema “turismo e educação transformadora”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Cardinale Baptista, Universidade de Caxias do Sul

Doutor. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e dos cursos de Comunicação Social da Universidade de Caxias do Sul. 

Referências

ANSARAH, M. G. R. Educação e formação do bacharel em turismo. Revista Turismo em Análise, v.6, n.1, p. 44-64, 1995.

BAPTISTA, M. L. C. Amar la trama más que el desenlace!: reflexões sobre as proposições Trama Ecossistêmica da Ciência, Cartografia dos Saberes e Matrizes Rizomáticas, na pesquisa em Turismo. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 8, n. 1, p. 41-64, 2020a.

BAPTISTA, M. L. C. Amorosidade, autopoiese e ‘com-versações’: a potência dos ‘entrelaços nós’ na educação e na ciência. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 4, p. 2358-2378, 2021.

BAPTISTA, M. L. C. Trama de ‘floresceres’ no ensino da ciência: percursos orientados por entrelaços de amorosidade, confiança e alegria,em processos autopoiéticos de ensino e produção daciência. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 3, p. 1322-1342, 2020b.

BARRETTO, M. História, educação e cidadania. Revista Turismo em Análise, v.3, n. 2, p. 34-43, 1992.

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac, 2001.

BENI, M. C.; MOESCH, M. A teoria da complexidade e o ecossistema do turismo. Turismo - Visão e Ação, v.19, n. 3, p. 430-457, 2017.

BISPO, L. M. C. A educação patrimonial no turismo sertanejo de base comunitária. Turismo & Sociedade, v.7, n. 2, p. 359-380, 2014.

BONFIM, M. Por uma pedagogia diferenciada: uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Turismo - Visão e Ação, v. 12, n.1, p. 114-129, 2010.

BRASIL. Lei nº 9.795, 27 de abril de 1999. Lei de educação ambiental. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1999.

CAMPOS, A. M. N. O turismo e a educação frente às novas tecnologias. Caderno Virtual de Turismo, v.5, n. 4, p. 8-14, 2005.

CAMPOS, R. F.; VASCONCELOS, F. C. W.; FÉLIX, L. A. G. A importância da caracterização dos visitantes nas ações de ecoturismo e educação ambiental do Parque Nacional da Serra do Cipó/MG. Turismo em Análise, v.22, n. 2, p. 397-427, 2011.

CSIKSZENTMIHALYI, M. A descoberta do fluxo: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

FARIA, N. D. M.; WOORTMANN, E. F. A educação patrimonial como elemento de socialização para jovens em situação de risco. Revista Hospitalidade, v. 6, n. 2, p. 49-72, 2009.

FARIAS, M. F.; MARACAJÁ, K. F. B. Projeto de educação ambiental em escolas na cidade de Currais Novos (Rio Grande do Norte, Brasil) como facilitador na relação da educação ambiental e o turismo. Turismo & Sociedade, v. 5, n. 1, p. 104-123, 2012.

FREIRE, P. Papel da educação na humanização. Rev. da FAEEBA, n. 7, p. 9-17, 1997.

GEHRELS, S. Future directions for international education and research on hospitality. Revista Hospitalidade, v. 12, p. 218-240, 2015.

GIANNINI, N. Políticas públicas de turismo e de cultura e suas interações: uma análise institucional do estado do Paraná. 2020. 99f. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Parraná, Curitiba, 2020.

GOMES, M. S. et al. Turismo cultural, educação patrimonial e cidadania: uma experiência entre universidade, escola e museu em Sergipe. Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, v. 7, n.3, p. 459-470, 2015.

KANITZ, H. G. Diálogos entre o patrimônio, a educação e o turismo: um estudo sobre o projeto prazer em conhecer, orgulho em preservar. Revista Turismo - Visão e Ação, v.20, n. 2, p. 265-279, 2018.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.

LIMA, R. M. M.; COSTA, J. B. A. Os caminhos do desenvolvimento no turismo: o deslocamento da abordagem centralizada na renda para a abordagem com foco nas pessoas. Turismo & Sociedade, v.7, n. 2, p. 201-227, 2014.

MANHÃES, B.; LOCATELLI, A. Questão de educação: como o turismo ensina? Observatório de Inovação do Turismo, v.6, n. 1, p. 1-23, 2011.

MARINHO, A.; GÁSPARI, J. C. Turismo de aventura e educação: desafios e conquista de espaços. Turismo - Visão e Ação, v.5, n. 1, p. 29-39, 2003.

MELO, C. C. DE; BAPTISTA, M. L. C. Caminhada noturna em Criúva: sinalizadores para um Turismo-Trama-Ecossistêmico e sua relação com a Autopoiese. Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, v.9, n. 1, p. 27-39, 2019.

OLIVEIRA, L. F. M. Sabores do Brasil: a ludicidade como ferramenta de ensino-aprendizagem sobre patrimônio cultural, educação para o turismo e gastronomia nacional. Revista Turismo & Cidades, v.1, n. 2, p. 1-20, 2019.

OMT. Código de Ética Mundial para o turismo. 1999.

PIMENTEL, T. D.; PIMENTEL, M. P. C.; CARVALHO, F. C. C. Sociologia da educação em turismo: uma análise da oferta educacional de pós-graduação em turismo na Argentina, Brasil e México a partir da sociologia do conhecimento. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, v. 12, 4, p. 926-964, 2020.

PRIGOL, E. L.; BEHRENS, M. A. Educação transformadora: as interconexões das teorias de Freire e Morin. Revista Portuguesa de Educação, v. 33, n2, p. 5–25, 2020.

PULITA, E. J. A experiência e o flanar como categorias críticas na reflexão das interfaces entre Turismo e Educação. Turismo & Sociedade, v.7, n.4, p. 673-693, 2014.

REVISTA BRASILEIRA DE ECOTURISMO - RBECOTUR. Sobre a Revista. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/about. Acesso em: 15 maio 2020.

RODRIGUES, J. O. B.; VELASQUEZ, G. G. Turismo pedagógico e utilização de tecnologia como suportes metodológicos no processo ensino-aprendizagem em educação artística. Revista Ateliê do Turismo, v.1, n.1, p. 64-84, 2017.

RUSCHMANN, D. V. M.; PAOLUCCI, L.; MACIEL, N. A. L. Capacidade de carga no planejamento turístico: estudo de caso da Praia Brava – Itajaí frente à implantação do Complexo Turístico Habitacional Canto da Brava. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v.2, n. 2, p. 41-63, 2008.

SILVA, G. B.; MARACAJÁ, K.F. A educação ambiental e a educação turística no ensino fundamental na Escola Estadual Quintino Bocaiúva e Escola Municipal Professora Palmira Barbosa em Santa Cruz (RN). Caderno Virtual de Turismo, v.12, n. 3, p. 272-286, 2012.

SILVA, M. A. et al. Potencialidades e limites da relação entre turismo e educação: um estudo no Ensino Fundamental II em escolas públicas municipais de Recife e Olinda (Pernambuco, Brasil). Turismo & Sociedade, v. 6, n. 2, p. 253-275, 2013.

SOUZA, B. C. S. Educação corporativa em hotéis: um estudo de caso no Hotel Sesc Copacabana. CULTUR, v. 11, n. 3, p. 26-57, 2017.

SOUZA, R.C.A.; MELO, K. M. M.; PERINOTTO, A.R.C. O Turismo a serviço da educação: as aulas-passeio promovidas por escola particular em Parnaíba (PI). Revista Rosa dos Ventos, v. 3, n. 1, p. 51-61, 2011.

TOMAZZONI, E. L. Educação e produção de conhecimento em turismo e em lazer com base na dinâmica pedagógica de resolução de problemas. Turismo & Sociedade, v. 8, n. 3, p. 489-510, 2015.

WORLD TRAVEL & TOURISM COUNCIL – WTTC. WTTC research reveals global Travel & Tourism sector suffered a loss of almost US$4.5 trillion in 2020 due to the impact of COVID-19. Disponível em: https://wttc.org/News-Article/Global-TandT-sector-suffered-a-loss-of-almost-US4-trillion-in-2020. Acesso

Downloads

Publicado

2023-05-21

Como Citar

REICHERT, Leonardo; CRESCENTE, Claudio Luis; BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale.
TURISMO E EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: análise das publicações em periódicos científicos de turismo
. Revista Turismo & Cidades, v. 5, n. 11, 21 Mai 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/20527. Acesso em: 19 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos