O PÔR DO SOL DE PANORAMA – SP: o uso da percepção como ação estratégica para o planejamento turístico

Autores

Resumo

PANORAMA SUNSET – SP: the use of perception as a strategic action for tourism planning

 

Resumo: Apresentou-se um estudo sobre a percepção de turistas mediante a paisagem pôr do sol de Panorama-SP, em uma visão ao planejamento turístico desta paisagem que ainda é considerada recurso turístico potencial. O objetivo central foi demonstrar o uso da percepção individual dos turistas como ação estratégica inicial para o planejamento turístico, no intuito de constituir uma nova oferta ao turismo. Além disso, buscou-se investigar por meio da percepção se os turistas percebem a paisagem ‘pôr do sol’ de Panorama – SP. Os procedimentos metodológicos se pautaram no uso de indicadores de percepção qualitativos constituídos a partir do modelo de Escala Likert, na coleta de dados empíricos para a interpretação e análise. Os resultados demonstraram que os turistas percebem o pôr do sol de forma positiva e promissora, concluindo que a percepção nesta pesquisa, foi um método promissor que contribuiu na identificação do potencial de paisagens por meio da opinião subjetiva e individual do turista observador. 

Palavras-Chave: Paisagem; Percepção; Planejamento Turístico; Panorama-SP.

 

Abstract: This research presented a study about the perception of tourists through the sunset landscape of Panorama-SP, in a view to the tourism planning of this landscape that is still considered a potential tourist resource. The main objective was to demonstrate the use of the tourists individual perception as an initial strategic action for tourism planning, in order to constitute a new offer to tourism.  In addition, it aimed to investigate through the perception if the tourists perceive the 'sunset' landscape in Panorama – SP. The methodological procedures were based on the use of qualitative perception indicators constituted from the Likert Scale model, in the collection of empirical data for interpretation and analysis. The results demonstrated that the tourists perceive the sunset in a positive and promising way through the numerical score of the data collected and interpreted from the indicated scales, concluding that the perception on this research, was a promising method that contributes to the identification of the landscapes potential through the subjective and individual opinion of each observing tourist.

Keywords: Landscape; Perception; Tourism Planning; Panorama-SP.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Maria Ribeiro, UNESP- Universidade Estadual Paulista

Departamento de Turismo Curso de Turismo Área Planejamento Urbano e Regional ; Planejamento turístico municipal.

Renan Ricardo Galdino Inacio, UNESP Curso de Turismo

Graduando do Curso de Turismo da UNESP - Universidade Estadual Paulista

Referências

BOULLÓN, R. Planejamento do espaço turístico. 1.ed. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

BRASIL, MINISTÉRIO DO TURISMO. Manual do Pesquisador – Inventário da Oferta Turística: instrumento de pesquisa. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.

CHAGAS, M. M. Análise da relação causal entre imagens de destinos, qualidade, satisfação e fidelidade: Um estudo de acordo com a percepção do turista nacional no destino turístico Natal. Dissertação (Mestrado em Turismo) UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 240p. Natal, 2010.

DENCKER, A. F. M. Pesquisa em turismo: planejamento, métodos e técnicas. 9.ed. São Paulo: Futura, 1998.

DIAS, R. Planejamento do Turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2003.

G1. Presidente Epitácio vence batalha do pôr do sol mais bonito do Brasil. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/02/presidente-epitacio-vence-batalha-do-por-do-sol-mais-bonito-do-brasil.html>. Acesso em: 19 Jun. 2021.

GONTIJO BOLSON, J. H. A importância da paisagem na atividade turística. [s/l.]. Revista Turismo, 2009. Disponível em: <http://files.escalado.webnode.com/200000093-9c9ca9d965/A%20Import%C3%A2ncia%20da%20Paisagem%20na%20Atividade%20Tur%C3%ADstica.pdf>. Acesso em: 06 Jun. 2020.

KELLY, J. W.; BEALL, A. C.; LOOMIS, J. M. Perception of Shared Visual Space: Establishing Common Ground in Real and Virtual Environments. Massachusetts Institute of Technology, v. 13. n. 4. p. 442-450, 2004. (Tradução Nossa).

MOLINA, S. Turismo: metodologia e planejamento. ed.1. Bauru, SP: Edusc, 2005.

MOLINA, S.; RODRÍGUEZ, S. Planejamento Integral do Turismo: Um enfoque para a América latina. Bauru: EDUSC, 2001.

NEGREIROS, C.; ALVES, I.; LEMOS, M (Orgs.). Literatura e Paisagem em diálogo. Rido de Janeiro: Edições Makunaima, 2012.

OLIVEIRA, L.; MACHADO, L. A percepção da paisagem como metodologia de investigação geográfica. Rio Claro, SP: Departamento de Geografia UNESP Rio Claro, 1989. Disponível em: <http://www.observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal2/Teoriaymetodo/Metodologicos/10.pdf>. Acesso em: 05 Out. 2020.

PIRES, P. S. A análise de indicadores da qualidade visual como etapa da caracterização de paisagens turísticas: uma aplicação no distrito-sede de Porto Belo-SC. Revista Turismo – Visão e Ação, v. 7. n. 3. pp. 417-426, 2005. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/2610/261056112002.pdf>. Acesso em: 07 Jan. 2021.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PANORAMA. Plano diretor de desenvolvimento turístico do município de Panorama – SP. 2020. Disponível em: <https://www.panorama.sp.gov.br/?pag=T1RjPU9EZz1PVFU9T0dVPU9HST1PVEE9T0dFPU9HRT0=&idmenu=273>. Acesso em: 05 Fev. 2021.

RISSO, L. C. Paisagens e Cultura: uma reflexão teórica a partir do estudo de uma comunidade indígena amazônica”. Revista: ESPAÇO E CULTURA, Rio de Janeiro: UERJ. N. 23, P. 67-76, 2008.

RODRIGUES, I. S. Desenvolvimento do turismo e conservação da paisagem: Estudo do potencial turístico de Itaara (RS). Santa Maria, RS: Facos, 2005.

SCHIER, R. A. Trajetórias do conceito de paisagem na Geografia. Curitiba: RA´E GA, n.7, p.79-85, 2003.

SCHIFFMAN, H. R. Sensação e percepção. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

RIBEIRO, Renata Maria; INACIO, Renan Ricardo Galdino.
O PÔR DO SOL DE PANORAMA – SP: o uso da percepção como ação estratégica para o planejamento turístico
. Revista Turismo & Cidades, v. 3, n. 6, p. 99–121, 30 Jun 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/16350. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos