“PROFESSOR, TEM NO YOUTUBE?”: análise de plataformas de streaming como recurso didático no curso de hotelaria da UFPB
Resumo
“TEACHER, IS THERE ON YOUTUBE?”: analysis of streaming platforms as a teaching resource in the hospitality course at UFPB
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a utilização de plataformas de streaming como recurso didático no curso de hotelaria da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa é de caráter quantitativo, a coleta de dados ocorreu por meio de questionários online aplicados aos discentes e docentes do curso de hotelaria, obtendo 57 e 14 respondentes respectivamente. Os resultados apontam que as plataformas de streaming são utilizadas de maneira complementar, oferecendo a aplicação dos conteúdos ministrados nas disciplinas em outros formatos e proporcionando melhor entendimento por parte dos alunos. O estudo apresenta uma visão das implicações da utilização de recursos digitais no curso de hotelaria da UFPB, propiciando reflexões sobre como melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem com o uso das plataformas de streaming.
Palavras-chaves: plataformas de streaming; recursos digitais; hotelaria; TDIC; ensino e aprendizagem.
Abstract: The aim of this study is to analyze the use of streaming platforms as a teaching resource in the hotel management course at the Federal University of Paraíba. The research is quantitative in nature, data collection occurred through online questionnaires applied to students and professors of the hotel management course, obtaining 57 and 14 respondents respectively. The results show that streaming platforms are used in a complementary way, offering the application of the contents taught in the disciplines in other formats, providing better understanding by the students. The study presents a view of the implications of the use of digital resources in the hotel management course at UFPB, providing reflections on how to improve the quality of teaching-learning with the use of streaming platforms.
Keywords: streaming platforms; digital resources; hospitality; TDIC; teaching and learning.
Downloads
Referências
ADBULRAHAMAN, M. D. et al. Multimedia tools in the teaching and learning processes: a systematic review. Heliyon, v. 6, n. 11, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2020.e05312. Acesso em: 16 mar. 2021.
APENZELLER, Simone et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420. Acesso em: 16 mar. 2021.
BAS, Gökhan; KUBIATKO, Milan; SÜNBÜL, Ali Murat. Teachers' perceptions towards ICTs in teaching-learning process: scale validity and reliability study. Computers in Human Behavior, v. 61, p. 176-185, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.03.022. Acesso em: 17 mar. 2021.
BEHERA, Santosh Kumar. E-and M-Learning: A comparative study. International Journal on New Trends in Education and Their Implications, v. 4, n. 3, p. 65-78, 2013. Disponível em: http://www.ijonte.org/FileUpload/ks63207/File/ijonte_complete.pdf#page=72. Acesso em: 19 mar. 2021.
BENDER, Mark; GAL-OR, Esther; GEYLANI, Tansev. Attracting artists to music streaming platforms. European Journal of Operational Research, v. 290, n. 3, p. 1083-1097, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2020.08.049. Acesso em: 21 mar. 2021.
BERNINI, Denise Simões Dupont. Uso das TICs como ferramenta na prática com metodologias ativas. In: DIAS, R.S.; VOLPATO, A.N. (org.). Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017.
BRANDÃO, Jammilly Mikaela Fagundes; CAVALCANTE, Erica Dayane Chaves; TEMOTEO, Joelma Abrantes Guedes. O processo de aprendizagem de alunos de turismo e hotelaria sob a perspectiva andragógica. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 8,
n. 3, p. 531-551, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i3.802. Acesso em: 10 mar. 2021.
CALIARI, Ketter Valeria Zuchi; ZILBER, Moisés Ary; PEREZ, Gilberto. Tecnologias da informação e comunicação como inovação no ensino superior presencial: uma análise das variáveis que influenciam na sua adoção. REGE-Revista de Gestão, v. 24, n. 3, p. 247-255, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rege.2017.05.003. Acesso em: 25 mar. 2021.
CRUZ, Ederval Pablo Ferreira. Sala de Aula Invertida: os professores e alunos estão preparados? O uso do Youtube como experiência prática. Nuevas Ideias en Informática Educativa, Santiago, CL, v. 13, 2017. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen13/TISE2017/42.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.
EMYDIO, Maria Marta; DA ROCHA, Regina Ferreira. Gestão do conhecimento e tecnologia: aplicação na educação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 5, p. 53-57, 2018. Disponível em: https://ufg.emnuvens.com.br/rebecin/article/view/120. Acesso
em: 14 mar. 2021.
FALKOWSKI-GILSKI, Przemysław; UHL, Tadeus. Current trends in consumption of multimedia content using online streaming platforms: A user-centric survey. Computer Science Review, v. 37, p. 100268, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cosrev.2020.100268. Acesso em: 22 mar. 2021.
HARTLEY, J. R. Software tools for teaching and learning in the sciences. Journal of Science Education in Japan, v. 8, n. 2, p. 123-129, 1984. Disponível em: https://doi.org/10.14935/jssej.8.123. Acesso em: 4 mar. 2021.
IGLESIAS-PRADAS, Santiago et al. Emergency remote teaching and students’ academic performance in higher education during the COVID-19 pandemic: a case study. Computers in Human Behavior, v. 119, p. 106713, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.106713. Acesso em: 23 mar. 2021.
JACK, Megan M. et al. Live-streaming surgery for medical student education-educational solutions in neurosurgery during the COVID-19 pandemic. Journal of surgical education, v. 78, n. 1, p. 99-103, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jsurg.2020.07.005. Acesso em: 23 mar. 2021.
JACKMAN, W. Marc. YouTube Usage in the University Classroom: An Argument for its Pedagogical Benefits. iJET, v. 14, n. 9, p. 157-166, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3991/ijet.v14i09.10475. Acesso em: 12 mar. 2021.
KOLASA, Kathryn M.; MILLER, Mary Guy. New developments in nutrition education using computer technology. Journal of Nutrition Education, v. 28, n. 1, p. 7-14, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0022-3182(96)70009-2. Acesso em: 22 mar. 2021.
LATCHMAN, H. A. et al. Information technology enhanced learning in distance and conventional education. IEEE Transactions on Education, v. 42, n. 4, p. 247-254, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1109/13.804528. Acesso em: 28 mar. 2021.
LIMA, Thales Batista de. Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria. Turismo: visão e ação, v. 22, n. 2, p. 277-296, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14210/rtva.v22n2.p277-296. Acesso em: 10 mar. 2021.
MIRANDA, Rozania Viana et al. Ensino Híbrido: Novas habilidades docentes mediadas pelos recursos tecnológicos. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.913. Acesso em: 12 mar. 2021.
MOGHAVVEMI, Sedigheh et al. Social media as a complementary learning tool for teaching and learning: The case of youtube. The International Journal of Management Education, v. 16, n. 1, p. 37-42, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2017.12.001. Acesso
em: 15 mar. 2021.
MORETTI, Gaia; MALIZIA, Pierfranco. Aprendizagem e virtualidade: práticas possíveis na sociedade do conhecimento. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, n. 2, p. 129-152, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2035. Acesso em: 15 mar. 2021.
MOTA, Janine da Silva. Utilização do Google Forms na pesquisa acadêmica. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 12, p. 371-373, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106. Acesso em: 22 mar. 2021.
NÁCHER, María José et al. The effectiveness of the GoKoan e-learning platform in improving university students’ academic performance. Studies in Educational Evaluation, v. 70, p. 101026, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2021.101026. Acesso em: 14 mar. 2021.
NICHOLSON, Jennifer; NICHOLSON, Darren B. A stream runs through IT: Using streaming video to teach information technology. Campus-Wide Information Systems, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1108/10650741011011255. Acesso em: 22 mar. 2021.
PEREIRA, Bryan Kenneth Marques; SILVA, Antonio Jansen Fernandes da; SURDI, Aguinaldo Cesar. Educação na era digital: a compreensão dos alunos sobre a importância das TDICs no processo de ensino-aprendizagem. Temas em Educação, v. 28, n. 3, 2019. DOI:10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47791. Acesso em: 20 mar. 2021.
PRATAMA, Yoga; HARTANTO, Rudy; KUSUMAWARDANI, Sri Suning. Validating YouTube factors affecting learning performance. In: IOP CONFERENCE SERIES: Materials
Science and Engineering. IOP Publishing, 2018. p. 012003. Disponível em: https://doi.org/10.1088/1757-899X/325/1/012003. Acesso em: 29 mar. 2021.
PUCINELLI, Ricardo Henrique; KASSAB, Yara; RAMOS, Claudemir. Metodologias ativas no ensino superior: uma análise bibliométrica. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 12495-12509, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-051. Acesso em: 30 mar. 2021.
REIN, Katharina; VENTURINI, Tommaso. Ploughing digital landscapes: How Facebook influences the evolution of live video streaming. New Media & Society, v. 20, n. 9, p. 3359- 3380, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177%2F1461444817748954. Acesso em: 21 mar. 2021.
REISSLEIN, Jana; SEELING, Patrick; REISSLEIN, Martin. Video in distance education: ITFS vs. web-streaming: Evaluation of student attitudes. The Internet and Higher Education, v. 8, n. 1, p. 25-44, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2004.12.002. Acesso em: 2 abr. 2021.
RODRIGUES, Sânia Lucio dos Reis; SÁ, Marcelo da Silva; SOBREIRA, Maria Francisca Moreira. A escrita na internet: benefícios e malefícios. Revista Philologus, ano 20, n. 60, supl. 1. Trabalho apresentado ao 9º JNLFLP, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO20/60SUP/008.pdf. Acesso em: 24 ago. 2021.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. D. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2013. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788565848367/. Acesso em: 5 abr. 2021.
SHAH, Vikas; KOTSENAS, Amy L. Social media tips to enhance medical education. Academic Radiology, v. 24, n. 6, p. 747-752, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.acra.2016.12.023. Acesso em: 17 mar. 2021.
SHIM, Tae Eun; LEE, Song Yi. College students’ experience of emergency remote teaching due to COVID-19. Children and Youth Services Review, v. 119, p. 105578, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2020.105578. Acesso em: 24 mar. 2021.
SILVA, Andressa da Costa Manholer; FREITAG, Isabela Hrecek; TOMASELLI, Maria Vitória Ferro; BARBOSA, Carmen Patrícia. A importância dos recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem. Arquivos do MUDI, v. 21, n. 2, p. 20-31, 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/38176. Acesso em: 20 mar. 2021.
SILVA, Renildo Franco da; CORREA, Emilce Sena. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação e Linguagem, v. 1, n. 1, p. 23-25, 2014. Disponível em: https://fvj.br/revista/wp- content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf. Acesso em: 24 ago. 2021.
SINGH, Sonali et al. Assessing determinants influencing continued use of live streaming services: An extended perceived value theory of streaming addiction. Expert Systems with Applications, v. 168, p. 114241, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.eswa.2020.114241. Acesso em: 13 mar.2021.
SOPHONHIRANRAK, Samoekan. Features, barriers, and influencing factors of mobile learning in higher education: a systematic review. Heliyon, v. 7, n. 4, p. 66-96, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e06696. Acesso em: 2 abr. 2021.
STAZIAKI, Pedro V. et al. How to use YouTube for radiology education. Current Problems in Diagnostic Radiology, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1067/j.cpradiol.2020.11.007. Acesso em: 1 abr. 2021.
TAGARRO, Wagner Xantre et al. Utilização das ferramentas de tecnologias digitais da informação e comunicação pelo professor no ensino superior. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 4, n. 2, p. 39-59, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v4n2-4. Acesso em: 22 mar. 2021.
TALEBIAN, Sogol; MOHAMMADI, Hamid Movahed; REZVANFAR, Ahmad. Information and communication technology (ICT) in higher education: advantages, disadvantages, conveniences and limitations of applying e-learning to agricultural students in Iran. Procedia- Social and Behavioral Sciences, v. 152, p. 300-305, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.09.199. Acesso em: 4 abr. 2021.
UFPB. Conselho Universitário. Resolução nº19/2020. Dispõe sobre a regulamentação de oferta de componentes curriculares para a graduação em um Período Suplementar, considerando o isolamento social decorrente da pandemia da Doença causada pelo Coronavírus 2019 (Covid-19). João Pessoa: Conselho Universitário, 2020. Disponível em: https://www.ufpb.br/ded/contents/documentos/resolucoes/resolucao-consepe-19-2020.pdf.
Acesso em: 15 mar. 2021.
UFPB. Projeto Político Pedagógico – Hotelaria. João Pessoa: UFPB, 2021. Disponível em: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=2291377. Acesso em: 15 mar. 2021.
VIDAL, Odaléa Feitosa; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior. Revista Diálogo Educacional, v. 20, n. 65, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS10. Acesso em: 2 abr.2021.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.