A Transformação da Marca Maranhão: Reflexões sobre o Rebranding de um Destino Turístico
Palavras-chave:
Rebranding, Marca de destino turístico, Criação de marca, Gestão de marcaResumo
O objetivo deste artigo foi analisar a experiência de rebranding da marca oficial de turismo de um destino em desenvolvimento. Foi realizado estudo com abordagem qualitativa com entrevistas em profundidade com o gestor estadual do turismo e o profissional técnico responsável pela elaboração da nova marca, assim como análise documental. A análise dos dados se deu por meio da técnica de análise de conteúdo seguindo as orientações de grade mista de temas, estabelecendo categorias a priori (criação da marca) e categorias a posteriori. Os resultados apontam que o processo de criação, mesmo no rebranding, é influenciado por definições políticas federais e locais, sendo as principais dificuldades nesse processo a falta de recursos financeiros e a resistência da equipe técnica de gestão turística. As principais ações focam na promoção de vínculo de sentido com os players do mercado, operadoras e agências, sem foco no consumidor final.
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