Entre aceitação e resistência: desafios de uma professora primária pública leiga na escola e na cidade — Ituiutaba, MG, 1893–1925
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25922Parole chiave:
escola primária, professora leiga, biografia, protagonismoAbstract
Este estudo aborda a trajetória de vida profissional da professora Alzira Vilela (1893–1925) no estado de Minas Gerais. Ela se tornou professora de escola pública elementar quando ainda tinha somente 17 anos, sem a formação devida para exercer o magistério. Criada com certas liberdades no ambiente familiar, ela pôde projetar desde cedo uma carreira na docência, que se concretizou graças à sua qualificação e ao intenso trabalho que desempenhou. Nesse sentido, o objeto do estudo inclui a formação e ação de Alzira Vilela como professora e protagonista de sua história na educação. O estudo objetivou situar essa professora na história da professora primária no Brasil; delinear sua trajetória de vida, caracterizar ações, suas reações e seus desfechos em espaços públicos/privados de atuação social; e mapear sua produção material docente-escolar. Subjacente ao estudo está uma pesquisa documental cujas fontes incluem textos manuscritos, recortes de jornais, etc. O método adotado foi o (auto)biográfico, aliado a fundamentos da análise do discurso na análise das fontes históricas. Os resultados evidenciam que o fato de Alzira Vilela ser professora leiga em nada comprometeu seu trabalho no plano individual e coletivo; ela soube se integrar e se relacionar com autonomia para, às vezes, agir diferentemente da regra. Mais que isso, a falta de formação em magistério não impediu de desenvolver a capacidade de pensar de forma crítica sobre a educação de seu tempo, a educação que ela ajudava a fazer.
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