Metáforas da Comunicação Organizacional

a comunicação estratégica vista como travessia

Autores

  • Mariana Carareto Unesp
  • Cassiana Anunciata Caglioni Unesp
  • Maria Eugênia Porém Unesp

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.3

Palavras-chave:

comunicação organizacional, comunicação estratégica, metáfora da travessia, contexto organizacional

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão metafórica sobre o fenômeno comunicacional no contexto organizacional para compreender que as organizações se constituem e estão em constante transformação a partir da comunicação. Para isso, desenvolveu-se um estudo teórico bibliográfico, de caráter exploratório, considerando o nexo entre comunicação organizacional e comunicação estratégica para estabelecer associações e analogias que envolvem os processos comunicacionais e o contexto organizacional. Assim, a comunicação é vista pela metáfora da travessia, compreendendo as múltiplas variáveis teóricas e práticas que permeiam a realidade das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Carareto, Unesp

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp - Universidade Estadual Paulista, com pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES (2020-2022). Relações Públicas graduada pela Unesp (2012). Mestre em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática pela Unesp (2017) com financiamento da CAPES (2016-2017). Realizou Estágio Científico de Doutoramento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Braga - Portugal) com financiamento da CAPES pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (2019-2020). Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela USP (2014). Integrante do Grupo de Pesquisa Relações Públicas e Comunicação: opinião pública, educação e interculturalidade. E-mail: mariana.carareto@unesp.br

Cassiana Anunciata Caglioni, Unesp

Mestra em Comunicação - UNESP Bauru (2019). Doutoranda em Comunicação na UNESP Bauru (2020-2024). Graduada em Serviço Social (2003), especialista em Administração de Recursos Humanos (2005) e especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2015). É docente do Centro Universitário de Bauru - Instituição Toledo de Ensino, lecionando nos cursos de Serviço Social, Análise de Sistemas, Engenharia de Produção e Administração de Empresas. Docente na Pós-graduação de Serviço Social e é vice coordenadora do Grupo de Pesquisa em Serviço Social Organizacional. Docente no MBA de Gestão Estratégica de Pessoas do Unisagrado. E-mail: cassiana.caglioni@unesp.br

Maria Eugênia Porém, Unesp

Docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP), no curso de Relações Públicas. É professora credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação na mesma universidade. Atualmente coordena o grupo de pesquisa Comunicação, Informação e Gestão e é Diretora de Relações Públicas da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp). Possui mestrado em Comunicação, Doutorado em Educação pela UNESP e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP/ECA). E-mail: maria.porem@unesp.br

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

CARARETO, Mariana; CAGLIONI, Cassiana Anunciata; PORÉM, Maria Eugênia.
Metáforas da Comunicação Organizacional: a comunicação estratégica vista como travessia
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 29, p. 63–82, 30 Jun 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19099. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos