Metáforas da Comunicação Organizacional

a comunicação estratégica vista como travessia

Authors

  • Mariana Carareto Unesp
  • Cassiana Anunciata Caglioni Unesp
  • Maria Eugênia Porém Unesp

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.3

Keywords:

comunicação organizacional, comunicação estratégica, metáfora da travessia, contexto organizacional

Abstract

This article proposes a metaphorical reflection on the communicational phenomenon in the organizational context to understand that organizations are constituted and in the constant transformation from communication. For this, an exploratory theoretical bibliographic study was developed considering the nexus between organizational communication and strategic communication to establish associations and analogies that involve communicational processes and the organizational context. Thus, communication is seen through the metaphor of the crossing that comprises the multiple theoretical and practical variables that permeate the reality of organizations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariana Carareto, Unesp

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp - Universidade Estadual Paulista, com pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES (2020-2022). Relações Públicas graduada pela Unesp (2012). Mestre em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática pela Unesp (2017) com financiamento da CAPES (2016-2017). Realizou Estágio Científico de Doutoramento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Braga - Portugal) com financiamento da CAPES pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (2019-2020). Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela USP (2014). Integrante do Grupo de Pesquisa Relações Públicas e Comunicação: opinião pública, educação e interculturalidade. E-mail: mariana.carareto@unesp.br

Cassiana Anunciata Caglioni, Unesp

Mestra em Comunicação - UNESP Bauru (2019). Doutoranda em Comunicação na UNESP Bauru (2020-2024). Graduada em Serviço Social (2003), especialista em Administração de Recursos Humanos (2005) e especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2015). É docente do Centro Universitário de Bauru - Instituição Toledo de Ensino, lecionando nos cursos de Serviço Social, Análise de Sistemas, Engenharia de Produção e Administração de Empresas. Docente na Pós-graduação de Serviço Social e é vice coordenadora do Grupo de Pesquisa em Serviço Social Organizacional. Docente no MBA de Gestão Estratégica de Pessoas do Unisagrado. E-mail: cassiana.caglioni@unesp.br

Maria Eugênia Porém, Unesp

Docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP), no curso de Relações Públicas. É professora credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação na mesma universidade. Atualmente coordena o grupo de pesquisa Comunicação, Informação e Gestão e é Diretora de Relações Públicas da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp). Possui mestrado em Comunicação, Doutorado em Educação pela UNESP e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP/ECA). E-mail: maria.porem@unesp.br

Published

2022-06-30

How to Cite

CARARETO, Mariana; CAGLIONI, Cassiana Anunciata; PORÉM, Maria Eugênia.
Metáforas da Comunicação Organizacional: a comunicação estratégica vista como travessia
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 29, p. 63–82, 30 Jun. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19099. Acesso em: 16 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos