Necropolítica e as imagens da morte no filme a gente se vê ontem (2019)
DOI :
https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.22Mots-clés :
Cenas de morte, cinema, necropolítica, racismo, temporalidade.Résumé
O presente artigo reflete os conceitos de necropolítica (MBEMBE, 2017) e wake-work (SHARPE, 2016) partindo do filme A Gente Se Vê Ontem (2019). Através da análise interpretativa das cenas de assassinato e da aproximação com os conceitos revisados, entendemos que a obra utiliza múltiplas visualidades da morte para construir uma ambientação necropolítica. Vislumbramos que a necropolítica se apresenta no filme como uma condição perturbadora da habitação das personagens no tempoespaço, assim como também afeta as vivências negras no mundo em que compartilhamos.
Necropolitics and images of death in the film see you yesterday (2019)
Abstract
This article reflects the concepts of necropolitics (MBEMBE, 2017) and wake-work (SHARPE, 2016) based on the film See You Yesterday (2019). Through the interpretive analysis of the murder scenes and the approach to the revised concepts, we conclude that the work uses multiple visualities of death to build a necropolitical setting. We glimpse that necropolitics appear not to film as a disturbing condition of the room of personagens not time-space, as well as it also affects black lives in the world in which we share.
Keywords: Death scenes; movies; necropolitics; racism; temporality.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.