Necropolítica e as imagens da morte no filme a gente se vê ontem (2019)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.22Palavras-chave:
Cenas de morte, cinema, necropolítica, racismo, temporalidade.Resumo
O presente artigo reflete os conceitos de necropolítica (MBEMBE, 2017) e wake-work (SHARPE, 2016) partindo do filme A Gente Se Vê Ontem (2019). Através da análise interpretativa das cenas de assassinato e da aproximação com os conceitos revisados, entendemos que a obra utiliza múltiplas visualidades da morte para construir uma ambientação necropolítica. Vislumbramos que a necropolítica se apresenta no filme como uma condição perturbadora da habitação das personagens no tempoespaço, assim como também afeta as vivências negras no mundo em que compartilhamos.
Necropolitics and images of death in the film see you yesterday (2019)
Abstract
This article reflects the concepts of necropolitics (MBEMBE, 2017) and wake-work (SHARPE, 2016) based on the film See You Yesterday (2019). Through the interpretive analysis of the murder scenes and the approach to the revised concepts, we conclude that the work uses multiple visualities of death to build a necropolitical setting. We glimpse that necropolitics appear not to film as a disturbing condition of the room of personagens not time-space, as well as it also affects black lives in the world in which we share.
Keywords: Death scenes; movies; necropolitics; racism; temporality.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.