O RPG no ensino remoto: processo e produto, experiências com Literatura e prática esportiva
DOI:
https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.16Palabras clave:
RPG, jogos, educação, tecnologias, ensino remoto.Resumen
O artigo descreve duas experiências de uso do Role-Playing Game (RPG), ou Jogo de Interpretação de Papéis, no ensino remoto emergencial (ERE). A discussão sobre o ERE e o tema dos jogos e educação é o contexto teórico do trabalho, que busca, a partir dos estudos de caso das práticas, apontar aspectos que podem contribuir para uma utilização produtiva do RPG no ensino remoto. Conclui-se, entre outros pontos, que é importante que o docente tenha bom conhecimento da forma do RPG, assim como das tecnologias que serão utilizadas no contexto didático, podendo optar por atividades mais voltadas à experiência de um jogo previamente elaborado ou ao desenvolvimento de um, com os alunos.
RPG in remote learning: process and product, experiences with Literature and sports practice
Abstract
The article describes two experiences using the Role-Playing Game (RPG) in emergency remote teaching (ERT). The discussion about ERT and the theme of games and education is the theoretical context of the work, which seeks, from the case studies of practices, to point out aspects that can contribute to a productive use of RPG in remote learning. It is concluded, among other points, that it is important that the teacher has good knowledge of the RPG form, as well as the technologies that will be used in didactic context, and may choose activities more focused on the experience of a previously elaborated game or on the development of one, with the students.
Keywords: RPG; games; education; technologies; remote teaching.
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