O RPG no ensino remoto: processo e produto, experiências com Literatura e prática esportiva

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.16

Mots-clés :

RPG, jogos, educação, tecnologias, ensino remoto.

Résumé

O artigo descreve duas experiências de uso do Role-Playing Game (RPG), ou Jogo de Interpretação de Papéis, no ensino remoto emergencial (ERE). A discussão sobre o ERE e o tema dos jogos e educação é o contexto teórico do trabalho, que busca, a partir dos estudos de caso das práticas, apontar aspectos que podem contribuir para uma utilização produtiva do RPG no ensino remoto. Conclui-se, entre outros pontos, que é importante que o docente tenha bom conhecimento da forma do RPG, assim como das tecnologias que serão utilizadas no contexto didático, podendo optar por atividades mais voltadas à experiência de um jogo previamente elaborado ou ao desenvolvimento de um, com os alunos.

RPG in remote learning: process and product, experiences with Literature and sports practice

Abstract

The article describes two experiences using the Role-Playing Game (RPG) in emergency remote teaching (ERT). The discussion about ERT and the theme of games and education is the theoretical context of the work, which seeks, from the case studies of practices, to point out aspects that can contribute to a productive use of RPG in remote learning. It is concluded, among other points, that it is important that the teacher has good knowledge of the RPG form, as well as the technologies that will be used in didactic context, and may choose activities more focused on the experience of a previously elaborated game or on the development of one, with the students.

Keywords: RPG; games; education; technologies; remote teaching.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Richard Romancini, Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de São Paulo.

Maria de Fátima Morina, USP

Graduada em Psicologia e Licenciatura em Letras pela PUCSP. Mestra em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (Centro Paula Souza, 2019). Curso atualmente a Licenciatura em Educomunicação na ECA/USP.

Flavio Chiari Oliveira, USP

Estudante da Licenciatura em Educomunicação na ECA/USP.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-28

Comment citer

ROMANCINI, Richard; MORINA, Maria de Fátima; OLIVEIRA, Flavio Chiari.
O RPG no ensino remoto: processo e produto, experiências com Literatura e prática esportiva
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 28, p. 5–23, 28 déc. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/17913. Acesso em: 16 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos