Série Desalma - GloboPlay
uma discussão sobre transnacionalização e matrizes culturais
DOI:
https://doi.org/10.18764/2176-5111v18n31.2023.8Palabras clave:
Ficção televisiva seriada brasileira, Transnacionalização, Matrizes Culturais, Globoplay, DesalmaResumen
A consolidação das plataformas de streaming expandiu a ficção seriada televisiva para novos mercados consumidores, além de estimular, nas próprias produções, o surgimento de estratégias criativas relacionadas a temáticas locais, com aspectos de universalidade. A partir de breve contextualização do fenômeno da transnacionalização (CHALABY, 2005; STRAUBHAAR, 1991, 2007; SINCLAIR, 2004, 2009), o objetivo do presente artigo é compreender identidades e as representações das matrizes culturais (MARTÍN BARBERO, 2009) presentes na gênese da primeira temporada de Desalma (Globoplay, 2020). Para sustentar nossa discussão realizamos estudo de caso a partir da observação deste produto de ficção seriada televisiva brasileira, realizado notadamente para públicos amplificados. Como conclusão, entende-se que as matrizes culturais, enquanto mediações, são ferramentas para a “vontade de experimentação” de um processo de transnacionalização do Globoplay.
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