PUBLICIDADE E ENTRETENIMENTO: uma análise da presença de marcas na série Stranger Things

Autores

  • Pamela Saunders Uchôa Craveiro Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Renata Vieira Lima Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Palavras-chave:

Prosumer. Publicidade Híbrida. Product Placement. Stranger Things.

Resumo

Este artigo analisa a presença de marcas na segunda temporada da série norte-americana Stranger Things. Foram articuladas contribuições de autores como Toffler (1980), Atem e Tavares (2014), Covaleski (2010, 2015), Perez (2016), Bezerra (2016), entre outros para discutir os desafios da publicidade no cenário contemporâneo. Foi usado o método de análise de conteúdo do tipo categorial (BARDIN, 2009) juntamente à associação de técnicas de medição quantitativas e qualitativas. A análise mostrou a presença intensa de marcas entremeadas ao entretenimento de diversas formas, proporcionando uma comunicação menos interruptiva, contextualizada, travestida de diversão, mas não destituída de função persuasiva.

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Biografia do Autor

Pamela Saunders Uchôa Craveiro, Universidade Federal Fluminense - UFF

 

Doutora em Comunicação (UVIGO-Espanha), com pós-doutorado em Mídia e Cotidiano (UFF)

Renata Vieira Lima, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

 

Publicitária, graduada pela UFMT

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

CRAVEIRO, Pamela Saunders Uchôa; LIMA, Renata Vieira.
PUBLICIDADE E ENTRETENIMENTO: uma análise da presença de marcas na série Stranger Things
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 215–234, 27 Dez 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13152. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos