Café com canela e as dimensões políticas do cinema brasileiro recente:
produção, representações e circulação
DOI :
https://doi.org/10.18764/2176-5111v18n31.2023.2Mots-clés :
cinema brasileiro, político, circulação, cultura audiovisualRésumé
Este artigo tem por objetivo observar as dimensões políticas de Café com canela (Glenda Nicácio e Ary Rosa, 2017) a partir de sua produção, das representações que mobiliza e das interpretações que a obra adquire à medida que circula. É composto por um retrospecto do político no cinema brasileiro, considerando um direcionamento marcante, nas duas últimas décadas, para questões de gênero, raça e etnia, sexualidade e classe social. Em seguida, propõe uma reflexão acerca da reivindicação dos próprios agentes produtores por uma maior distribuição nas políticas públicas. Por fim, propõe um retorno à materialidade fílmica para retomar aspectos de sua narrativa e das imagens que constrói, especialmente em uma partilha da memória coletiva e na reivindicação de uma subjetividade.
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