ENSINO DE HISTÓRIA E CARTOGRAFIA: o uso de mapas para estudantes com deficiência visual
Keywords:
Ensino de História. Prática de ensino. Educação inclusiva. Deficiência visual.Abstract
A aprendizagem e o uso de mapas são extremamente importantes para todos os sujeitos. Ressaltando que, com o passar do tempo, tal recurso foi se desenvolvendo e se tornando acessível a diferentes extratos sociais, contribuindo para a ampliação da percepção da realidade e favorecendo a mobilidade, especialmente das pessoas com deficiência visual. Atualmente, a cartografia tátil é capaz de elaborar e confeccionar mapas e outros produtos cartográficos para serem lidos com as mãos. Nas disciplinas de História e Geografia, esses mapas são importantes para localizar fenômenos geográficos e lugares. Assim, é importante trazer à discussão a relevância do mapa como recurso didático no ensino de História, porque, além de o mapa viabilizar a localização, apresenta uma atividade temporal e seus processos socioeconômicos e políticos. A pesquisa de caráter qualitativo que está sendodesenvolvida utiliza revisão bibliográfica, bem como observações e entrevistas, tendo como foco identificar e analisar como ocorre o ensino de História para estudantes com deficiência visual, levando em consideração a inclusão, as metodologias de ensino e os materiais didáticos dos professores, em especial os mapas. Como objetivos específicos, tem como caminho reconhecer quais são as dificuldades, aprendizagens e perspectivas dos professores em relação ao ensino de História e à inclusão de estudantes com deficiência visual em escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS; identificar as metodologias de ensino realizadas pelos professores, considerando os materiais didáticos, especificamente o mapa, em detrimento do ensino de estudantes com deficiência visual; e avaliar as condições materiais de trabalho do professor de História.
Palavras-chave: Ensino de História. Prática de ensino. Educação inclusiva.
Deficiência visual.
TEACHING HISTORY AND CARTOGRAPHY: the use of maps for visually impaired students
Abstract
Learning and the use of maps is extremely important for all subjects. Emphasizing that, with the passage of time, this resource has developed and made accessible to different social strata, contributing to the broadening of the perception of reality and favoring mobility, especially for people with visual impairments. Currently, tactile cartography is capable of drawing and making maps and other cartographic products to be read by hand. In the disciplines of History and Geography, these maps are important for locating geographic phenomena and places. Thus, it is important to bring to the discussion, the relevance of the map as a didactic resource to the teaching of History, because in addition to the map making location possible, it presents a temporal activity and its socioeconomic and political processes. The qualitative research that is being developed will use a bibliographic review, as well as observations and interviews, focusing on identifying and analyzing how history teaching for visually impaired students occurs, taking into account the inclusion, the methodologies of teaching materials and teaching materials, especially maps. As specific objectives it has the way to recognize what are the difficulties, learning and perspectives of the teachers in relation to the teaching of History and inclusion of students with visual impairment in public schools in the city of Rio Grande / RS; identify teaching methodologies carried out by teachers, considering teaching materials, specifically the map, to the detriment of teaching students with visual impairments; and evaluate the material working conditions of the history teacher.
Keywords: History teaching. Teaching practice. Inclusive education. Visual
impairment.
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