Estatística nos livros didáticos de matemática da 6ª classe de Angola, edições 2010 e 2018
saberes do ensino e da formação
Palabras clave:
Educação Matemática. Saber profissional. História da Educação Matemática. Sistematização. ConteúdoResumen
Este artigo tem como objetivo sistematizar os conhecimentos de estatística em saberes nos livros didáticos de Matemática da 6ª Classe, edições 2010 e 2018. A questão central da pesquisa é: Que informações sobre experiências docentes se mostram convergentes do ponto de vista da orientação para o trabalho do professor? O estudo está revestido de fundamentos teórico–metodológicos na perspectiva sociocultural, considerando autores que evidenciam o saber objetivado no centro do estudo da formação profissional do professor, representados pelo saber a ensinar e saber para ensinar articulados entre si e conjecturados por hipótese em matemática a ensinar e matemática para ensinar presentes na formação profissional do professor que ensina Matemática. Para o processo de transformação da informação em saber científico, a análise baseou-se nas três etapas de Valente (2018; 2020b). Como resultados, os livros apresentam informações convergentes sobre o conteúdo de estatística, tendo sido constatada a conservação de relações de consenso de uma proposta de formação de professores de Matemática.
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Citas
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