ENSINO REMOTO PARA QUEM?

uma análise do ensino oferecido em uma escola municipal de Corumbá para alunos surdos em tempos de pandemia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2675-0805v4n6.2022.2

Mots-clés :

Pandemia, Educação, Surdez.

Résumé

Este artigo tem como objetivo compreender como tem ocorrido o processo educacional de sujeitos surdos em uma escola pública do interior de Mato Grosso do Sul durante este período de pandemia. Devido ao novo COVID19, novas formas de analisar a educação se tornaram necessárias, portanto, nesta pesquisa, busca-se investigar como é ofertado o ensino em uma escola municipal do município de Corumbá, cidade situada a 428,2 km da capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, e compreender como são realizadas as atividades pelos professores e as mudanças que precisaram enfrentar para se readequar nesse momento. Para tanto, foram realizadas entrevistas com dois docentes de uma escola municipal, atuantes no Ensino Fundamental I e II e que dão aulas remotas para turmas com alunos surdos. Por intermédio das narrativas colhidas, foi possível averiguar como o ensino tem chegado a essa camada populacional. As análises foram realizadas tendo como base as noções propostas por Michel Foucault. Em conclusão, pode-se afirmar que o processo educacional no universo coletado têm reproduzido uma desigualdade de acesso à informação e à educação para sujeitos surdos quando se trata de ofertar as mesmas condições de acesso e padrão de qualidade, reafirmando estereótipos negativos nas percepções dos próprios alunos sobre si mesmos.

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Biographie de l'auteur-e

Carlos Roberto de Oliveira Lima, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (UFMS/CPAN)

Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na mesma instituição. 

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2022-09-19

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DE OLIVEIRA LIMA, Carlos Roberto.
ENSINO REMOTO PARA QUEM? : uma análise do ensino oferecido em uma escola municipal de Corumbá para alunos surdos em tempos de pandemia
. Revista Humanidades & Educação, p. 16–28, 19 sept. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/17989. Acesso em: 16 nov. 2024.

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