NAS TRILHAS DO ESTÁGIO COM PESQUISA:
uma experiência em instituição filantrópica de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n9.2023.13Parole chiave:
Estágio curricular, Educação Infantil, Docência HumanizadaAbstract
O estágio curricular se apresenta como uma ferramenta de vivências, experiências e contato com o campo de atuação profissional, a fim de colocar em prática todo o conhecimento adquirido na licenciatura, permitindo desconstruir saberes enraizados no senso comum. Tomando como pressuposto a construção de uma docência humanizada e sensível à historicidade e culturalidade das infâncias, os estudos teóricos, a pesquisa e a observação no campo de estágio geraram reflexões e análises sobre a formação e o trabalho docente. Alguns problemas são apresentados, tais como: como são desenvolvidas as atividades na educação infantil em instituições filantrópicas, com crianças sob vulnerabilidade social? Assim, o artigo propõe um relato de experiência e apresentação dos dados vivenciados no Estágio em Gestão do Trabalho Docente I no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Como resultado, a investigação do funcionamento e da gestão do trabalho docente em uma instituição filantrópica de São Luís MA proporcionou, por meio de observação participantes e entrevistas estruturadas, a compreensão sobre a organização da instituição para as crianças na educação infantil, que por meio de meio de atividades culturais e esportivas incluem a comunidade em seu entorno no processo de humanização e garantia de direitos.
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