O tribunal escolar
um estudo sobre a produção da jurisprudência professoral nos conselhos de classe
DOI:
https://doi.org/10.18764/2675-0805v6.2024.2Parole chiave:
Aluno, Jurisprudência, Conselho de classe, DocenteAbstract
O artigo se propõe a analisar a produção da jurisprudência professoral nos conselhos de classe. Procuramos ainda entender as diferentes leituras que os profissionais da educação realizam dessa realidade social. As percepções são operacionalizadas como esquemas capazes de legitimar os rumos do estudante na instituição. Por intermédio da pesquisa qualitativa, no estudo de campo realizado escola da rede municipal de ensino do município de Duque de CaxiasRJ, foram produzidas nove entrevistas com docentes que atuam nesse espaço. O trabalho tem como hipótese que o conselho de classe se transforma num tribunal marcado pelas imposições das vontades professorais. Este trabalho se justifica por buscar compreender os diferentes sentidos da prática docente através de sua atuação nos conselhos de classe. Enquanto um lugar das apreciações e da produção do julgamento professoral, os conselhos classe legitimam a conservação social da escola, pois, nesse âmbito, o professor define o destino escolar do aluno e imputa a este último a prerrogativa de ser aprovado ou reprovado frente aos seus esquemas classificatórios.
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