A LITERATURA DE CORDEL ENQUANTO CULTURA POPULAR
análise do cordel baseado na lenda piauiense “o cabeça de cuia” à luz do insólito ficcional
Palabras clave:
Cabeça de cuia; Imaginário popular; Fantástico-maravilhoso; Literatura de cordel.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar a lenda piauiense “O Cabeça de cuia” escrita em forma de cordel, pelo cantador, violeiro e poeta piauiense, Pedro Costa. O foco dessa investigação repousa sobre o fato de a lenda supracitada apresentar condições insólitas em seus desdobramentos que estão intrinsecamente ligados a fatos extraordinários, incomuns à realidade, haja vista que essas condições estão presentes na estrutura do cordel selecionado. Além disso, esse estudo visa apresentar os elementos que consagram o Cordel, em sua gênese e mediante as vicissitudes históricas, como manifestação da literatura oral. Para isso, abordaremos a origem do cordel mediante a vertente Europeia e a sua chegada ao Brasil, nos respaldando nos pressupostos que fazem com que essa literatura seja considerada literatura de cunho popular. Nessa perspectiva, far-se-á uma contextualização dos elementos característicos do Cordel e a relação deste com os mitos e lendas locais. Metodologicamente, esta pesquisa é bibliográfica, de cunho analítico-interpretativo, tendo como método a análise de conteúdo, técnica empírica de análise de dados, apresentado por Laurence Bardin (1997). Como aporte teórico, dialogaremos com alguns autores que versam sobre o cordel (ZUMTHOR,1993; CASCUDO, 2010,) e o insólito ficcional (TODOROV, 2004; BESSIÈRE, 2009). Nesse sentido, os resultados apontam que a lenda em forma de cordel, apresenta configurações que são capazes de abarcar elementos do fantástico-maravilhoso pela estranheza que provoca nos leitores, com um misto de mistério e sobrenatural.
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Citas
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