La condición de la mujer a la luz del inconsciente colectivo de Jung en dos poemas de Luiza Amélia de Queiroz

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n17e26369

Palabras clave:

Condición de la mujer, Inconsciente colectivo, Sumisión, Transgresión, Imágenes arquetípicas

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo realizar una (re)lectura psicoanalítica a la luz del inconsciente colectivo de Jung en dos poemas de la poetisa piauiense del siglo XIX, Luiza Amélia de Queiroz. En consonancia con la postura asumida por el yo lírico en los poemas “Lira dormente” y “Conselhos”, buscamos analizar los rasgos de su personalidad y las imágenes arquetípicas, desde la perspectiva de una mujer que, en ocasiones, se presenta como transgresora y, en otras, como sumisa. Nuestro objetivo es identificar la condición femenina a la luz de los conceptos psicoanalíticos, mediante una (re)lectura de la poesía de Luiza Amélia, en consonancia con la postura adoptada por el yo lírico.
Además, examinamos los rasgos de personalidad y las imágenes arquetípicas al trazar un contrapunto
entre la teoría psicoanalítica junguiana y la freudiana, analizando de qué manera la autora proyecta en el yo lírico una postura reivindicativa frente a los rígidos pilares morales del modelo patriarcal. Metodológicamente, esta investigación es bibliográfica, de carácter cualitativo-interpretativo, con enfoque en el análisis psicoanalítico de los dos poemas mencionados, seleccionados de la obra Flores Incultas (2015). Para el respaldo teórico, nos apoyamos en las concepciones de Freud (1900), Jung (2014), Freitas (2012), Bourdieu (2012), Rocha (2015), entre otros. Los resultados de esta investigación indican que las condiciones socioculturales influyeron en la forma en que Queiroz se posicionó en su poesía; es decir, en ocasiones como transgresora de las costumbres tradicionales guiadas por el patriarcado, al reivindicar la educación femenina y un espacio de autoría que contemplara su género, y en otras
ocasiones, como una mujer sumisa y recluida en el ámbito del hogar. Así, fue posible evidenciar los
matices de las imágenes arquetípicas construidas en torno a la mujer de su época. 

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Biografía del autor/a

Arissandra Andreia dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Teoria Literária pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA(2022). Área de concentração: Teoria Literária; Linha de pesquisa Literatura Memória e Cultura, sob orientação do Prof.Dr. Josenildo Campos Brussio. Graduada em letras pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2021). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC) e do Laboratório de Estudos do Imaginário (LEI). Especialização Lato Sensu em docência da Educação Básica, Docência do Ensino Superior e Gestão Educacional, pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), com carga horária de 360 horas / aula.

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências de São Bernardo

Pós-Doutor em Turismo, pelo PPGTUR (Programa de Pós-graduação em Turismo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a supervisão da professora Titular Maria Lúcia Bastos Alves. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012) e Licenciado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1998). Professor Associado III do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Sociais, Conexões Artísticas e Saberes Locais, da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de São Bernardo (PPGDCS/CCSB/UFMA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Curso de Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, cultura e meio ambiente". Líder do LEI (Laboratório de Estudos do Imaginário) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, símbolos, mitos e práticas educativas". Participa da "REDE DE PESQUISA EM TURISMO RELIGIOSO NO NORDESTE BRASILEIRO. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as.

José Ailson Lemos de Souza, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2019), mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (2012) e graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atua como Professor Adjunto no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UEMA). Coordena o grupo de pesquisa Interações entre Literatura e Cinema: adaptação e intermidialidade (CNPq), membro do Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Inglesa (NELI-UFC) e da International E. M. Forster Society (University of Warsaw). Atualmente dedica-se a pesquisas sobre as relações entre literatura e cinema, estudos culturais e identitários.

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Publicado

2025-04-29

Cómo citar

SANTOS, Arissandra Andreia dos; BRUSSIO, Josenildo Campos; SOUZA, José Ailson Lemos de.
La condición de la mujer a la luz del inconsciente colectivo de Jung en dos poemas de Luiza Amélia de Queiroz
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, p. 1–22, 29 abr. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/26369. Acesso em: 27 jun. 2025.