A condição da mulher à luz do inconsciente coletivo de Jung em dois poemas de Luiza Amélia de Queiroz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n17e26369

Palavras-chave:

Condição da mulher, Inconsciente coletivo, Submissão, Transgressão, Imagens arquetípicas

Resumo

 O presente estudo objetiva realizar uma (re)leitura psicanalítica à luz do inconsciente coletivo de Jung em dois poemas da poeta piauiense oitocentista, Luiza Amélia de Queiroz. Sendo assim em consonância com o posicionamento assumido pelo eu-lírico nos poemas “Lira dormente” e “Conselhos” buscamos analisar os traços da sua personalidade e as imagens arquetípicas, mediante a perspectiva da mulher que ora se coloca como transgressora ora como submissa. objetivamos identificar a condição feminina à luz dos conceitos psicanalíticos, mediante uma (re)leitura da poesia de Luiza Amélia, em consonância com o posicionamento assumido pelo eu-lírico. Ademais, averiguamos os traços de personalidade, as imagens arquetípicas ao traçarmos um contraponto entre a teoria psicanalítica junguiana e a teoria freudiana, analisando de que forma a autora transpõe para o eu-lírico uma postura reivindicatória em relação aos rígidos pilares morais do modelo patriarcalista. Metodologicamente, essa pesquisa é bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo, com enfoque na análise psicanalítica dos dois poemas supracitados, esses selecionados da obra Flores Incultas (2015). Para embasamento teórico nos respaldamos conforme as concepções de Freud (1900); Jung (2014); Freitas (2012); Bourdieu (2012); Rocha (2015), entre outros. Os resultados dessa pesquisa apontam que as condições socioculturais influenciaram a forma como Queiroz se posicionou em sua poesia, ou seja, ora como transgressora dos costumes tradicionais norteados pelo patriarcado ao reivindicar educação feminina e um espaço de autoria que contemplasse o seu gênero, ora se coloca como a mulher submissa e reclusa ao espaço do lar, com isso pudemos evidenciar as nuances das imagens arquetípicas construída em torno da mulher da sua época. 

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Biografia do Autor

Arissandra Andreia dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Teoria Literária pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA(2022). Área de concentração: Teoria Literária; Linha de pesquisa Literatura Memória e Cultura, sob orientação do Prof.Dr. Josenildo Campos Brussio. Graduada em letras pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2021). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC) e do Laboratório de Estudos do Imaginário (LEI). Especialização Lato Sensu em docência da Educação Básica, Docência do Ensino Superior e Gestão Educacional, pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), com carga horária de 360 horas / aula.

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências de São Bernardo

Pós-Doutor em Turismo, pelo PPGTUR (Programa de Pós-graduação em Turismo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a supervisão da professora Titular Maria Lúcia Bastos Alves. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012) e Licenciado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1998). Professor Associado III do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Sociais, Conexões Artísticas e Saberes Locais, da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de São Bernardo (PPGDCS/CCSB/UFMA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Curso de Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, cultura e meio ambiente". Líder do LEI (Laboratório de Estudos do Imaginário) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, símbolos, mitos e práticas educativas". Participa da "REDE DE PESQUISA EM TURISMO RELIGIOSO NO NORDESTE BRASILEIRO. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as.

José Ailson Lemos de Souza, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2019), mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (2012) e graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atua como Professor Adjunto no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UEMA). Coordena o grupo de pesquisa Interações entre Literatura e Cinema: adaptação e intermidialidade (CNPq), membro do Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Inglesa (NELI-UFC) e da International E. M. Forster Society (University of Warsaw). Atualmente dedica-se a pesquisas sobre as relações entre literatura e cinema, estudos culturais e identitários.

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Publicado

2025-04-29

Como Citar

SANTOS, Arissandra Andreia dos; BRUSSIO, Josenildo Campos; SOUZA, José Ailson Lemos de.
A condição da mulher à luz do inconsciente coletivo de Jung em dois poemas de Luiza Amélia de Queiroz
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, p. 1–22, 29 Abr 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/26369. Acesso em: 27 jun 2025.