A poética philliana como espaço de memória sobre o luto

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n17e26370

Parole chiave:

Luto, Memória, Phillis Weatley, poesia norte-americana

Abstract

Neste artigo será apresentada uma leitura dos poemas Sobre a Morte do Reverendo Dr. Sewell [On the Death of the Ver. Dr.Sewell] e Sobre a Morte de uma Pequena de Cinco Anos de Idade [On the Death of a Young Lady of Five Years of Age], da poeta Phillis Wheatley, problematizando nestes a memória e o luto. Esta foi a primeira afro-americana a publicar um livro de poemas, Poemas sobre Vários Assuntos, Religiosos e Morais [Poems on Various Subjects, Religious and Moral], em 1773. Sobre a memória,
nos pautamos nas discussões de Halbwachs (2006), Ricoeur (2007), Nora (2012). Ricoeur compreende a
memória como uma distinção entre a memória individual e a coletiva, por sua vez, articulada por um
olhar exterior. Em seguida, discorremos sobre luto e memória a partir dos textos de Freud (2010). Para
Freud, luto e melancolia são formas de expressão sobre a perda e a dor. Além disso, apresentamos um
breve perfil sobre a poeta em face de sua importância para a literatura norte-americana. Concluímos que Phillis Wheatley recorre à memória de modo a empregar a narrativa sobre a morte e a temática do
luto em seus poemas surge como elemento de evocação de lembranças. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Carla Marina da Silva Tôrres de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão - PPGL/UEMA. Possui especialização em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é professora de Língua Inglesa para os cursos de nível técnico e os cursos de graduação do Instituto Federal do Maranhão - campus São Luís Monte Castelo. Participou do TESOL Methodology Professional OnlineTraining Program pela University of Maryland, Baltimore County (UMBC)/2023. Estudou na EF International School na Cidade do Cabo, África do Sul, através do projeto "Abrace o Mundo". Participou do Programa de Aperfeiçoamento para professores de Inglês intitulado Brazilian English Teaching Program (PDPI) na Universidade da Florida - UF, nos EUA, em 2013. Participou dos Projetos de Extensão e Ensino representando o Centro de Estudo e Pesquisa de Línguas - CELÍN - ministrando cursos de Língua Inglesa e Ensino de Português para Estrangeiros, de 2011 até o momento (IFMA/Departamento de Letras DAL). No Biênio 2019-2020 pesquisou sobre Gamificação e o aprendizado de idiomas através de pesquisas do Edital Fábrica de Jogos - IFMA campus Monte Castelo. Participa do Grupo de Estudos em Língua Estrangeira - GEPLE e Grupo de Estudos e Pesquisa Fronteiras Literárias - GEFLI, no IFMA - Campus Monte Castelo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa.

José Ailson Lemos de Souza, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2019), mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (2012) e graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atua como Professor Adjunto no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UEMA). Coordena o grupo de pesquisa Interações entre Literatura e Cinema: adaptação e intermidialidade (CNPq), membro do Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Inglesa (NELI-UFC) e da International E. M. Forster Society (University of Warsaw). Atualmente dedica-se a pesquisas sobre as relações entre literatura e cinema, estudos culturais e identitários.

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências de São Bernardo

Pós-Doutor em Turismo, pelo PPGTUR (Programa de Pós-graduação em Turismo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a supervisão da professora Titular Maria Lúcia Bastos Alves. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012) e Licenciado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1998). Professor Associado III do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Sociais, Conexões Artísticas e Saberes Locais, da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de São Bernardo (PPGDCS/CCSB/UFMA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Curso de Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, cultura e meio ambiente". Líder do LEI (Laboratório de Estudos do Imaginário) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, símbolos, mitos e práticas educativas". Participa da "REDE DE PESQUISA EM TURISMO RELIGIOSO NO NORDESTE BRASILEIRO. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as.

Riferimenti bibliografici

FREUD, Sigmund, 1856-1939. Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916) / Sigmund Freud; tradução e notas Paulo César de Souza — São Paulo : Companhia das Letras, 2010.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

NORA, P., & AUN KHOURY, T. Y. (2012). Entre Memória e História: a Problemática dos Lugares. Projeto História: Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 10. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101

RICOEUR, Paul. Memória e imaginação. In: A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François, et al.Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

SHIELDS, John C. The Collected Works of Phillis Wheatley. New York: Oxford Univesity Press, 1988.

SCLIAR, Moacyr. A Melancolia na Literatura. 2009. Encontrado no link: https://www.academia.edu/11270721/A_melancolia_na_literatura

WHEATLEY, Phillis. (1773). "To the Hon. T. H. Esq; on the Death of His Daughter.". Poems on Various Subjects, Religious and Moral (Lit2Go Edition). Retrieved December 13, 2023, from https://etc.usf.edu/lit2go/206/poems-on-various-subjects-religious-and-moral/4914/to-the-hon-t-h-esq-on-the-death-of-his-daughter/

Pubblicato

2025-04-29

Come citare

SOUSA, Carla Marina da Silva Tôrres de; SOUZA, José Ailson Lemos de; BRUSSIO, Josenildo Campos.
A poética philliana como espaço de memória sobre o luto
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, p. 1–20, 29 apr. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/26370. Acesso em: 16 ago. 2025.

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

1 2 > >>