O arquétipo da Mulher-Maravilha no poema “Vozes -Mulheres” de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n17e26372Parole chiave:
Vozes Mulheres, Conceição Evaristo, Arquétipo, Mulher-MaravilhaAbstract
Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a representação do arquétipo da Mulher-Maravilha no
poema Vozes-Mulheres, da renomada autora Conceição Evaristo, figura central da literatura afro -brasileira contemporânea. A escolha do poema se justifica pela relevância acadêmica da obra de Evaristo e pelas inquietações pessoais enquanto mulher negra que admira super-heroínas, mas se questiona sobre a predominância de representações femininas brancas no imaginário ocidental. Conceição Evaristo subverte essa lógica ao dar voz a mulheres negras, permitindo que expressem suas dores, força e resistência, tornando -se heroínas de suas próprias
histórias. A autora constrói, assim, uma nova perspectiva do arquétipo da Mulher-Maravilha, baseada em memória e identidade. O objetivo principal do artigo é compreender como esse arquétipo se manifesta no poema, especialmente a partir da perspectiva de diferentes gerações de mulheres. Além disso, busca -se identificar elementos que auxiliem na análise crítica desse arquétipo dentro do contexto da literatura afro -brasileira. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. Realizou-se uma revisão bibliográfica em bases como Google Acadêmico, Revistas Eletrônicas, Teses, Artigos Científicos, anais de Congressos e obras relevantes. Os descritores utilizados foram: “vozes-mulheres”, “Conceição Evaristo”, “arquétipos” e “Mulher-Maravilha”. Os principais autores consultados foram: Evaristo (2020), Halbwachs (1990),
Jung (2000), Mendes (2009) e Pollak (2017).
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