La poética philliana como un lugar de la memoria sobre el luto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n17e26370

Palabras clave:

Luto, Melancolía, Phillis Whealtey, Poesía Norteamericana

Resumen

Este artículo presentará una lectura de los poemas – Sobre La Muerte del Reverendo Dr. Sewell [On the Death of the Reverend Dr. Sewell] y Sobre La Muerte de Uma Jovem Dama Cinco Años de Edad [On the Death of a Young Lady of Five Years of Age], de la poeta Phillis Wheatley, problematizando la memoria y el luto en ellos. Phillis fue la primera afro-americana em publicar um libro de poemas, Poems on Various Subjects, Religious and Moral, en 1773. En cuanto a la memoria, nos basamos en los debates de Halbwachs (2006), Ricoeur (2007), Nora (2012). Ricoeur entiende la memoria como una distinción entre memoria individual y colectiva, articulada a su vez por una perspectiva externa. A continuación, abordamos el luto y la memoria a partir de los textos de Freud (2010). Para Freud, el luto y la melancolía son formas de expresión sobre la pérdida y el dolor. Además, presentamos un breve perfil de Phillis a la luz de su importancia para la literatura norteamericana. Concluimos que Phillis Wheatley utiliza la memoria para emplear la narrativa sobre la muerte, y, el tema de el luto em sus poemas surge como un elemento de evocación de recuerdos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Marina da Silva Tôrres de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão - PPGL/UEMA. Possui especialização em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é professora de Língua Inglesa para os cursos de nível técnico e os cursos de graduação do Instituto Federal do Maranhão - campus São Luís Monte Castelo. Participou do TESOL Methodology Professional OnlineTraining Program pela University of Maryland, Baltimore County (UMBC)/2023. Estudou na EF International School na Cidade do Cabo, África do Sul, através do projeto "Abrace o Mundo". Participou do Programa de Aperfeiçoamento para professores de Inglês intitulado Brazilian English Teaching Program (PDPI) na Universidade da Florida - UF, nos EUA, em 2013. Participou dos Projetos de Extensão e Ensino representando o Centro de Estudo e Pesquisa de Línguas - CELÍN - ministrando cursos de Língua Inglesa e Ensino de Português para Estrangeiros, de 2011 até o momento (IFMA/Departamento de Letras DAL). No Biênio 2019-2020 pesquisou sobre Gamificação e o aprendizado de idiomas através de pesquisas do Edital Fábrica de Jogos - IFMA campus Monte Castelo. Participa do Grupo de Estudos em Língua Estrangeira - GEPLE e Grupo de Estudos e Pesquisa Fronteiras Literárias - GEFLI, no IFMA - Campus Monte Castelo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa.

José Ailson Lemos de Souza, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2019), mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (2012) e graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atua como Professor Adjunto no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UEMA). Coordena o grupo de pesquisa Interações entre Literatura e Cinema: adaptação e intermidialidade (CNPq), membro do Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Inglesa (NELI-UFC) e da International E. M. Forster Society (University of Warsaw). Atualmente dedica-se a pesquisas sobre as relações entre literatura e cinema, estudos culturais e identitários.

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências de São Bernardo

Pós-Doutor em Turismo, pelo PPGTUR (Programa de Pós-graduação em Turismo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a supervisão da professora Titular Maria Lúcia Bastos Alves. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012) e Licenciado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1998). Professor Associado III do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Sociais, Conexões Artísticas e Saberes Locais, da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de São Bernardo (PPGDCS/CCSB/UFMA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Curso de Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, cultura e meio ambiente". Líder do LEI (Laboratório de Estudos do Imaginário) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, símbolos, mitos e práticas educativas". Participa da "REDE DE PESQUISA EM TURISMO RELIGIOSO NO NORDESTE BRASILEIRO. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as.

Citas

FREUD, Sigmund, 1856-1939. Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916) / Sigmund Freud; tradução e notas Paulo César de Souza — São Paulo : Companhia das Letras, 2010.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

NORA, P., & AUN KHOURY, T. Y. (2012). Entre Memória e História: a Problemática dos Lugares. Projeto História: Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 10. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101

RICOEUR, Paul. Memória e imaginação. In: A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François, et al.Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

SHIELDS, John C. The Collected Works of Phillis Wheatley. New York: Oxford Univesity Press, 1988.

SCLIAR, Moacyr. A Melancolia na Literatura. 2009. Encontrado no link: https://www.academia.edu/11270721/A_melancolia_na_literatura

WHEATLEY, Phillis. (1773). "To the Hon. T. H. Esq; on the Death of His Daughter.". Poems on Various Subjects, Religious and Moral (Lit2Go Edition). Retrieved December 13, 2023, from https://etc.usf.edu/lit2go/206/poems-on-various-subjects-religious-and-moral/4914/to-the-hon-t-h-esq-on-the-death-of-his-daughter/

Publicado

2025-04-29

Cómo citar

SOUSA, Carla Marina da Silva Tôrres de; SOUZA, José Ailson Lemos de; BRUSSIO, Josenildo Campos.
La poética philliana como un lugar de la memoria sobre el luto
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, p. 1–20, 29 abr. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/26370. Acesso em: 16 ago. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>