VOZES NEGRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA:

O papel da literatura de Maria Firmina do Reis e Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.21

Palavras-chave:

Dororidade, Maria Firmina dos Reis, Conceição Evaristo

Resumo

O presente artigo visa discutir a interlocução entre o ensino de História e a utilização da literatura como instrumento pedagógico facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi utilizado o romance Úrsula, de Maria de Firmina dos Reis, o livro Ponciá Vicêncio e o poema Vozes Mulheres, ambos de Conceição Evaristo. A obra da maranhense Firmina dos Reis, publicada em 1860, permite (re)pensar o papel dos sujeitos escravizados e a dinâmica escravista durante o Brasil Império. Já os escritos de Evaristo fornecem uma rica discussão em torno do lugar da população negra neste século e, em boa medida, permite perceber as nuances e permanências da lógica da escravidão ainda presentes na atualidade. A introdução desses textos em sala de aula visa romper com um silenciamento intelectual, cultural, científico e educacional imposto à produção e disseminação das obras de autores negros, em especial, as mulheres. O ponto em comum estabelecido para unir duas autoras pertencentes a contextos históricos diferentes foi o conceito de dororidade, elemento que perpassará por todo o artigo como ferramenta de confluência e de diálogo com a população negra, seja durante o período imperial, seja na atualidade.

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Biografia do Autor

Erika Samara Martins de Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisadora bolsista vinculada ao Núcleo de Estudos de História das Américas (NEHA), Maranhão, Brasil.

Leandro Chaves Batista, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisador bolsista vinculado ao Núcleo de Estudos de Historiografias e Linguagens (NEHISLIN), Maranhão, Brasil.

Welliton Fernando Pereira Soares, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisador bolsista vinculado ao Núcleo de Estudos de Historiografias e Linguagens (NEHISLIN), Maranhão, Brasil.

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

Oliveira, E. S. M. de ., Batista, L. C., & Soares, W. F. P. (2024). VOZES NEGRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA:: O papel da literatura de Maria Firmina do Reis e Conceição Evaristo. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 6(15). https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.21