Pensando as imagens de controle pelas perspectivas de docentes negras

Autores

  • Danielle Cristina dos Santos Pereira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Raimunda Nonata da Silva Machado

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.7

Palavras-chave:

Professora negra, Ensino superior, Imagens de controle, Representação

Resumo

Este estudo ressalta o protagonismo negro na luta por uma educação digna, destacando a trajetória de professoras negras na educação superior. Parte dos conceitos de imagem de controle (Collins, 2019), representação (HALL, 2016) e Afrocentricidade (Nascimento, 2020) com o objetivo de analisar a produção de imagens emancipatórias e afrocentradas, no contexto das representações de mulheres negras, como estratégias de (re)existências às imagens de controle, tendo em vista, dentre outros fenômenos sociais, os seus efeitos nas vivências de docentes universitárias negras. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa com uso de levantamento bibliográfico e faz uso de um aporte teórico que prioriza produções de intelectuais negros e negras. Tem como universo de estudo o Catálogo de Teses e Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), garimpando e analisando as produções que foram realizadas após a promulgação da Lei Federal nº 12.990, de 9 de junho de 2014, que integra o conjunto de ações afirmativas inerentes à inserção de negras/os nos serviços públicos federais. Os resultados mostraram que a trajetória acadêmica de professoras negras é atravessada por intersecções de opressões e suas estratégias de resistência são refletidas em suas produções intelectuais e em seus fazeres docentes, demonstrando a relevância do referido dispositivo legal. Conclui-se que essas mulheres criam aquilombamentos acadêmicos que fortalecem os diálogos e a luta por políticas públicas endereçadas ao enfrentamento das desigualdades sociais e raciais dentro e fora do ensino superior.

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Publicado

2025-05-03

Como Citar

Pereira, D. C. dos S. ., & Machado, R. N. da S. (2025). Pensando as imagens de controle pelas perspectivas de docentes negras. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 7(16), 100–125. https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.7