CLASSIFICAÇÃO RACIAL NO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROBLEMA DA “NÃO DECLARAÇÃO”
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.3Palavras-chave:
censo escolar, educação básica, raça-cor, não declaração, desigualdadesResumo
O Censo Escolar constitui extraordinário instrumento de coleta de informações sobre a educação brasileira. Trata-se de ferramenta importante para a construção e implementação de políticas educacionais comprometidas com a redução das desigualdades educacionais e raciais que caracterizam a nossa realidade. Por essa razão, o quesito étnico-racial, que envolve levantamento de dados sobre raça/cor dos alunos, constitui uma variável extremamente necessária neste levantamento porque permite melhor monitorar nossa situação educacional. Contudo, a questão da classificação de raça/cor de estudantes brasileiros traz à baila o problema da “Não Declaração”, que se revela muito intenso em percentuais do Censo Escolar recentemente divulgados. O presente artigo discute essa problemática a partir de revisão bibliográfica e análise de dados secundários do Censo Escolar de 2015 e do Censo Escolar de 2019. Nesse sentido, aborda historicamente as variáveis raça/cor nos levantamentos oficiais e não oficiais no país, apresenta dados do Censo Escolar da Educação Básica - com destaque para a classificação da raça/cor de alunos no Brasil em diferentes regiões e níveis de ensino - e destaca os altos percentuais de “não declaração”. Aborda, ainda, a classificação de raça/cor de estudantes em áreas remanescentes de quilombos e os altos percentuais de “não declaração” nesse contexto, bem como aponta a presença de dificuldades no levantamento dessa variável no ambiente escolar. Outrossim, destaca a relevância de novas pesquisas que tratem do tema e que possam contribuir para ampliar, entre outras, as análises sobre a relação da classificação de raça/cor e seus efeitos no aprofundamento das desigualdades educacionais e raciais.
Downloads
Referências
ADÃO, Jorge Manoel. Práxis educativa do movimento negro do Rio Grande do Sul. In: OLIVEIRA, Iolanda; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. (orgs.) Negro e Educação - Identidade Negra: Pesquisas sobre o negro e a educação no Brasil. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação_- ANPED, Rio de Janeiro: [ca 2001], p. 59-70.
ALVES, Maria Railma; AMORIM, Mônica Maria Teixeira; IDE, Maria Helena de Souza. A educação no contexto de uma comunidade rural quilombola: uma reflexão sobre a identificação de cor/raça a partir do Censo Escolar. In: PAULA, Andrea Maria Narciso Rocha de; FERREIRA, Maria da Luz Alves. (Orgs.). Entre o Rural e o Urbano: perspectivas das Ciências Sociais. Montes Claros: Unimontes, 2014, p. 07-26.
BENCINI, Roberta. Educação não tem cor. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/410/educacao-nao-tem-cor Acesso em 26/03/2017.
BRASIL. Relatório de informações sobre o campo cor/raça - Censo Escolar da Educação Básica Alunos, por informação de cor/raça - Brasil, 2010 a 2014 - BRASIL/INEP/MEC, 2015.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017 - RESUMO TÉCNICO. Brasília- DF, 2018.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2018 - RESUMO TÉCNICO. Brasília- DF, 2019.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2019 - RESUMO TÉCNICO. Brasília- DF, 2020.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. PARECER CNE/CEB Nº 4/2017. Brasília-DF, 04 de julho de 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=67801-pceb004-17-pdf&category_slug=julho-2017-pdf&Itemid=30192 Acesso em 10/08/2020.
CAVALHEIRO, Eliane. Racismo e Anti-Racismo na Educação. São Paulo: Selo Negro, 2001.
GOMES, Nilma Lino. Escola e diversidade étnico-cultural: um diálogo possível. In: DAYRELL, Juarez. Múltiplos Olhares sobre a Educação e Cultura. Belo Horizonte: Maza Edições, 1995. p. 85-91.
_________________. Diversidade étnico-racial e educação no contexto brasileiro: algumas reflexões. In: GOMES, Nilma Lino. (Org.). Um olhar além das fronteiras: Educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 97-110.
GOMES, Nilma Lino. SILVA, Petronilha B. Gonçalves. (Orgs). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 2ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. Negros e educação no Brasil. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes e VEIGA, Cynthia Greive (Orgs). 500 anos de educação no Brasil. 3ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 325-346.
HADDAD, Sérgio. Direito à Educação. In. CALDART, R. S; et al. (org.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, p. 215-222.
MARCELINO, Fabiana Teixeira; SILVA, Lenina Lopes; SILVA, José Moisés Nunes da. Apontamentos sobre a Classificação Racial presente no Censo Escolar da Educação Básica com Ênfase na Educação Profissional do Brasil (2005-2018). In: V COLÓQUIO NACIONAL E II COLÓQUIO INTERNACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Regressão Social e Resistência da Classe Trabalhadora. Instituto Federal do Rio Grande do Norte. (Anais), PPGE, 04 a 06 de setembro, Campus Natal Central - IFRN, 2019.
MOREIRA, Diva. Racismo na escola. Presença Pedagógica, vol 3, n.º 16, jul/ago, 1997.
PAIXÃO, Marcelo; CARVANO, Luiz M. Censo e Demografia: a variável cor ou raça nos interior dos sistemas censitários brasileiros. In: Raça: novas perspectivas antropológicas. 2 ed. Salvador: ABA/EDUFBA, 2008.
REIS, Maria Clareth Gonçalves. Escola e Contexto Social: A identidade racial numa comunidade remanescente de quilombo. In: OLIVEIRA, Iolanda; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. (Orgs.) Negro e Educação - Identidade Negra: Pesquisas sobre o negro e a educação no Brasil. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, Rio de Janeiro: [ca 2001]. p. 143-157.
SENKEVICS, Adriano Souza; MACHADO, Tais de Sant’Anna; OLIVEIRA, Adolfo Samuel. A cor ou raça nas estatísticas educacionais: uma análise dos instrumentos de pesquisa do INEP. Brasília: INEP, 2016.
SILVA, Tatiana Dias. Educação escolar quilombola no Censo da Educação Básica.
Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, 2015. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/4218/1/td_2081.pdf Acesso em 10/08/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos autorais Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-BrasileirosEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.