Apropriação de discursos religiosos: do poder político à influência digital
DOI:
https://doi.org/10.18764/1983-2850v17n51.2024.31Parole chiave:
organismos religiosos, midiatização, poderAbstract
O presente ensaio apresentará um estudo comparativo entre o grupo The Family, organização que surge nos Estados Unidos em 1935 a qual reúne líderes de diferentes países e de diferentes crenças, e personalidades intituladas “pastores digitais”, mais precisamente os pentecostais, visando investigar a adaptação contemporânea do discurso fundamentalista religioso ao ambiente digital. No cenário atual, com as mudanças das dinâmicas sociais e o espaço ocupado pelas tecnologias digitais, esse modelo de controle simbólico foi ressignificado. O artigo explora como esses discursos religiosos são reconfigurados e adaptados às lógicas da internet, contudo, mantendo sua função central de exercer influência política e social sobre as massas, através de determinadas personalidades que apropriam-se de discursos religiosos, como a teologia da prosperidade e do domínio, integrando-os a práticas de coaching motivacional. Essa mescla resulta no que alguns estudos identificam como “teologia coaching”, uma abordagem que utiliza a fé como base para promover o sucesso pessoal e espiritual dos indivíduos, atraindo milhões de seguidores nas plataformas digitais. A análise traça um paralelo entre as estratégias de dominação e controle simbólico assumidas por The Family e as adotadas por figuras contemporâneas no ambiente digital, demonstrando como o poder simbólico no campo religioso é rearticulado para os tempos atuais.
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