ESTRATÉGIAS DA GESTÃO MUNICIPAL PARA O TURISMO DE EVENTOS EM SÃO BERNARDO-MA DIANTE DA COVID-19

Autores

  • Breno Tomaz da Costa
  • Karoliny Diniz Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.18764/2674-6972v4n9.2022.5

Palavras-chave:

turismo de eventos, gestão pública, pandemia COVID -19, impactos, São Bernardo (MA)

Resumo

Neste artigo discutem-se as estratégias desenvolvidas pela gestão pública municipal de São Bernardo, Maranhão, para o setor de eventos culturais diante da pandemia de Covid- 19. Aborda as relações entre eventos e turismo, destacando as possibilidades dos eventos na promoção turística e no desenvolvimento local. Adotando uma abordagem qualitativa de cunho exploratório e descritivo, aplicou-se entrevistas junto aos gestores da Secretaria de Comunicação e Cultura com o objetivo de conhecer as suas percepções sobre os impactos da Covid-19. Constatou-se que a ausência de diálogos entre a gestão pública e a comunidade local no processo de planejamento e organização dos eventos ao longo da pandemia leva a necessidade de criar espaços coletivos para a gestão do setor de turismo e eventos na cidade e de ampliar a participação da comunidade no âmbito das políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Tomaz da Costa

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Karoliny Diniz Carvalho

Mestre em Cultura e Turismo (UESC/BA), bacharel em Turismo (UFMA). Docente do curso de Bacharelado em Turismo (UFMA), campus São Bernardo.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

BARBOSA, F. S. Planejamento estratégico para eventos: um estudo de caso das estratégias de marketing utilizadas pela Oktoberfest de Santa Cruz do Sul/RS. Cultur, v. 7, n. 1, fev. 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BENI, M C. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac, 2001.

BENI, M. C. Turismo e Covid-19: algumas reflexões. Rosa dos Ventos: Turismo e Hospitalidade, v 12, n.3, p.1-23, 2020.

BENI, M. C.; MOESCH, M. A teoria da complexidade e o ecossistema do turismo. Turismo: Visão e Ação, v. 19, n. 3, p. 430-457, 2017.

BOSSO, J. N.; CARVALHO, A, N. de. Tomorrowland Brasil e Itu/SP: um estudo de caso sobre a relação entre um grande evento e um pequeno município. Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR, v. 6, n.2, p. 92-117, 2016.

BRASIL. Lei nº 14.017 de 2020. Dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto n° 6, de 20/03/2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Lei/L14017.htm. Acesso em: 10 jul.2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo de negócios e eventos: orientações básicas. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação-Geral de Segmentação. – 2.ed – Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

CASTRO, M. C. S.; AMARO, K. F.; BOUÇÃO, L. Dinâmicas socioeconômicas dos prestadores de serviços em eventos em Belém e Região Metropolitana de Belém-PA no período de isolamento social devido a pandemia da COVID-19. In: PORTIGUEZ, A. P.; TRIGO, L. G. G. (org.). Turismo e saúde global: pandemia, pandemônio e novos rumos para o setor no Brasil e no mundo. Ituiutaba: Barlavento, 2021, p. 169-189.

COELHO, M.; MAYER, V. Gestão de serviços pós-covid: o que se pode aprender com o setor de turismo e viagens? Gestão e Sociedade, v. 14, n. 39, p. 3698-3706, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21171/ges.v14i39.3306. Acesso em: 20 jul. 2021.

CORTES, B.; WEBER, E.; TERESINHA, M.; DOMARESKI, T. Setor do Turismo de Eventos no Brasil: um breve diagnóstico. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU, 12, 2017. Anais... Paraná: Unioste, 2017. ISSN 2358-047C. Disponível em: http://festivaldascataratas.com/forum-turismo/anais/2018/historia-cultura/a-mobilidade-turistica-como-recurso-para-o-consumo-do-turismo-cultural-e-o-uso-de-aplicativos.pdf. Acesso em 20 jul. 2021.

COUTINHO, A. C. A.; LIMA, M. V. V. Inventário e diagnóstico turístico: microrregião do Baixo Parnaíba Maranhense. São Bernardo: Novas Edições Acadêmicas, 2019.

DALONSO, Y. S. et al. Política, eventos e turismo de experiência. In: PANOSSO NETO, A.; ANSARAH, M. (org.). Produtos turísticos e novos segmentos de mercado: planejamento, criação e comercialização. São Paulo: Manole, 2015. p. 115-132.

DESLANDES, S. F. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 31-51.

FONTOURA, L.; LUSBY, C.; ROMAGOSA, F. Turismo Pós-COVID-19: Perspectivas para o turismo sustentável no Brasil, Estados Unidos e Espanha. Revista Acadêmica do Observatório de Inovação do Turismo, v. 14, 2020, p.16-28. Número especial.

FORTES, L.; GONÇALVES, S.; MORITZ, T. As relações de poder e sua influência na segmentação do turismo: um diálogo foucaultiano. In: SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO, 7., 2010, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2010.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS - FGV. Impacto econômico do COVID-19 propostas para o turismo brasileiro, 2020. Disponível em: https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/01.covid19_impactoeconomico_v09_compressed_1.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.

GAMA, G. L. G. O rito da hospitalidade em eventos sociais do tipo casamento, aniversário infantil e baile de debutantes. Revista Hospitalidade, v. 17, n. 3, p. 160-181, 2020.

GHEDIN, E.; FRANCO, M.A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.

HALL, C. M. A typology of governance and its implications for tourism policy analysis. Journal of Sustainable Tourism, v. 19, n. 4-5, p. 437-457, 2011.

HOWKINS, J. The creative economy: how people make money from ideas. London/Uk: Penguin Books Group, 2001. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur. Acesso em: 2 jul. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA-IBGE. População recenseada e estimada, segundo os municípios – Maranhão. Brasília, DF: IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 23 jul. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA- IBGE. Cidade e Estado. 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ma/sao-bernardo.html. Acesso em: 17 jun. 2021.

LANZARINI, R.; BARROS, A. G. A. L.; RÊGO, G.C. de B. O setor de eventos no Brasil frente à nova ordem mundial e o enfrentamento à crise sanitária de 2020. In: SILVA, S. D. A. A.; COSTA, A. A. F.; CIPRIANO, M. J. de S.(org.). Turismo e Covid-19: cenários, estratégias e protocolos de biossegurança. Mossoró, RN: EDUERN, 2020. p.78-99.

LAPOINTE, D. Reconnecting tourism after COVID-19: the paradox of alterity in tourism areas. Tourism Geographies, v. 22, n. 3, p. 633-6538, 2020.

MARUJO, N. Os eventos turísticos como campo de estudo académico. Revista Turismo y Desarollo Local, Málaga, v. 7, n. 17, p.1-11, 2014.

MECCA, M. S.; GEDOZ, M. G. do A. Covid-19: reflexos no turismo. Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, Caxias do Sul, v. 12, n. 3, p.1-5, 2020. Especial Covid.

PANOSSO NETO, A. O que é turismo. São Paulo: Brasiliense, 2010.

PANTUFFI, M.; PERUSSI, F. Comportamento do consumidor e sustentabilidade no turismo na pandemia da COVID-19. In: PORTUGUEZ; A. P.; TRIGO, L. G.G. (org.). Turismo e saúde global: pandemia, pandemônio e novos rumos para o setor no Brasil e no mundo. Ituiutaba: Barlavento, 2021. p. 70-108.

SANTOS, M. A. S. O festejo do padroeiro de São Bernardo - MA: (re)arranjos e permanências em tempos de pandemia. 2021. 121f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Maranhão, São Bernardo, 2021.

SÃO BERNARDO. Decreto Municipal n°115, de 15 de setembro de 2020. Dispõe sobre a 4ª fase de flexibilização das atividades comerciais e sociais no município e prorrogação das medidas restritivas e de isolamento social que trata da convid-19 nos decretos municipais nº 96 ;98 99 e 103/2020; e das outras providencias. Disponível em: https://saobernardo.ma.gov.br/transparencia/informativos-combate-ao-covid-19/. Acesso em: 10. set. 2021.

SÃO BERNARDO. Decreto Municipal n°93, de 12 de abril de 2020. Dispõe sobre regras de funcionamento de atividades econômicas, da prorrogação da antecipação de férias dos alunos da rede pública e privada de ensino e do serviço público no município de são Bernardo/MA, em razão da prevenção e combate a covid-19, e dá outras providências. Disponível em: https://saobernardo.ma.gov.br/transparencia/informativos-combate-ao-covid-19/. Acesso em: 10. set. 2021.

SEBRAE. Entenda o impacto da pandemia no setor de eventos. Brasília, DF: SEBRAE, 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-impacto-da-pandemia-no-setor-de-eventos,424ba538c1be1710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 22 jun. 2021.

SIGALA, M. Tourism and COVID-19: Impacts and implications for advancing and resetting industry and research. Journal of Business Research, v. 117, p. 312-321, 2020.

SIMÕES, M. L.F. Os eventos e a atractividade e competitividade turística das cidades: o caso de Lisboa. 2012. Dissertação (Mestrado em Turismo e Especialização em Gestão Estratégica de Eventos) - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Estoril, PT, 2012.

TOMAZZONI, E. L; MASCHNER, P. O.; CAVALHEIRO, N. Análise da satisfação da comunidade local em relação ao evento turístico Natal Luz de Gramado (RS). Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Duque de Caxias, v. 6, n. 4, p.1-22, 2011.

WTTC. Economic impact 2019 world. Report, 2020.

ZANELLA, C. L. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização. São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

COSTA, Breno Tomaz da; CARVALHO, Karoliny Diniz.
ESTRATÉGIAS DA GESTÃO MUNICIPAL PARA O TURISMO DE EVENTOS EM SÃO BERNARDO-MA DIANTE DA COVID-19
. Revista Turismo & Cidades, v. 4, n. 9, p. 106–129, 30 Dez 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/17973. Acesso em: 19 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos