GASTRONOMIA PORTUGUESA E MÍDIA EM GOIÁS: restaurantes de Goiânia, Caldas Novas e Pirenópolis
DOI:
https://doi.org/10.18764/2674-6972v4n9.2022.6Palavras-chave:
mídias sociais, informações, turismo gastronômico, espaçoResumo
Este estudo objetiva conhecer a presença da gastronomia portuguesa em cidades do estado de Goiás, Brasil, a partir da mídia eletrônica goiana. O percurso metodológico de análise é permeado pela mídia que modifica a forma como as pessoas se relacionam, aprendem e compram. Nesse sentido, a pesquisa é exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, e, para obter os resultados apresentados, houve o acesso a documentos eletrônicos, o que inclui textos on-line de jornais, páginas de entretenimento e Facebook. A coleta de dados teve duração de duas semanas, enquanto o critério de escolha dos materiais de divulgação da gastronomia portuguesa em Goiás refere-se às datas, em que foram consideradas sete publicações postadas de 2017 a 2020. Dentre os resultados apresentados pela análise, evidenciaram-se a simbologia e o imaginário de que tais territórios fazem parte de Portugal no cerrado e representam uma oportunidade significativa para consumidores que incorporam a cultura lusitana e de outros países ao seu estilo de vida.
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