GASTRONOMIA PORTUGUESA E MÍDIA EM GOIÁS: restaurantes de Goiânia, Caldas Novas e Pirenópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2674-6972v4n9.2022.6

Palavras-chave:

mídias sociais, informações, turismo gastronômico, espaço

Resumo

Este estudo objetiva conhecer a presença da gastronomia portuguesa em cidades do estado de Goiás, Brasil, a partir da mídia eletrônica goiana. O percurso metodológico de análise é permeado pela mídia que modifica a forma como as pessoas se relacionam, aprendem e compram. Nesse sentido, a pesquisa é exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, e, para obter os resultados apresentados, houve o acesso a documentos eletrônicos, o que inclui textos on-line de jornais, páginas de entretenimento e Facebook. A coleta de dados teve duração de duas semanas, enquanto o critério de escolha dos materiais de divulgação da gastronomia portuguesa em Goiás refere-se às datas, em que foram consideradas sete publicações postadas de 2017 a 2020. Dentre os resultados apresentados pela análise, evidenciaram-se a simbologia e o imaginário de que tais territórios fazem parte de Portugal no cerrado e representam uma oportunidade significativa para consumidores que incorporam a cultura lusitana e de outros países ao seu estilo de vida.

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Biografia do Autor

Jean Carlos Vieira Santos, Universidade Estadual de Goiás (TECCER/PPGEO-UEG)

Professor do Mestrado Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Mestrado em Geografia da UEG Campus Cora Coralina e dos cursos de Graduação e Tecnologia da UEG Campus Caldas Novas. Pós-doutorado em Turismo pela Universidade do Algarve (Portugal), Doutorado e Mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia (IGUFU/Brasil).

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

SANTOS, Jean Carlos Vieira.
GASTRONOMIA PORTUGUESA E MÍDIA EM GOIÁS: restaurantes de Goiânia, Caldas Novas e Pirenópolis
. Revista Turismo & Cidades, v. 4, n. 9, p. 130–145, 30 Dez 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/18680. Acesso em: 19 nov 2024.

Edição

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Artigos